Publicações de Milton
Em defesa da soberania nacional: convocação dos embaixadores do Irã e do Líbano
Simpatizantes do Hezbollah foram presos por planejar ataques terroristas no Brasil. É urgente convocar os embaixadores do Líbano e do Irã para prestar esclarecimentos.
O STF e a condenação sem provas: a Caixa de Pandora
A 2º Turma do STF condenou, sem provas, o ex-senador Valdir Raupp. Se a decisão for mantida, estará aberto grave precedente no ordenamento jurídico brasileiro e os julgamentos poderão se constituir em verdadeiras farsas judiciais.
PL 3787/2019
Cópia do PL 3787/2019, apresentado ontem na Câmara dos Deputados, pela deputada Bia Kicis, que altera a Lei de Lavagem de Dinheiro ao dispor sobre os honorários advocatícios oriundos de recursos de origem não comprovada.
The Intercept Brasil e Glenn Greenwald: uma organização criminosa?
O artigo aborda a conduta e responsabilidades do The Intercept e do jornalista Glenn Greenwald, à luz da Lei 12.850/2013, no que se refere à divulgação de mensagens obtidas ilegalmente. Liberdade de Imprensa não é absoluta.
Microcefalia e o beneficio de prestação continuada (BPC)
O texto discute a elevação do valor destinado ao beneficio de prestação continuada para os casos de microcefalia, à semelhança do que ocorre com os idosos aposentados por invalidez e que necessitam de assistência de terceiros, além da importância das famílias acolhedoras.
Lei 13.313/16: o uso do FGTS para pagamento de parcelas mensais de imóveis em construção ou aquisição de segundo imóvel
O texto aponta a inconstitucionalidade da Lei 13.313/16, propondo o uso do FGTS para o pagamento das parcelas mensais/intermediárias de imóveis em construção ou a aquisição, com o FGTS, do segundo imóvel (em construção) para pessoas prestes a se aposentarem.
19 de agosto: José Bustani, Sérgio Vieira, ONU e Olimpíadas
O primeiro atentado terrorista da história contra a ONU ocorreu em 19.08.2003, no Iraque, vitimando o brasileiro Sergio Vieira de Mello, cujo destino se imbrica com o de outro brasileiro, José Bustani, indicado ao Nobel da Paz em 2003. Em comum, a Guerra do Iraque. Em 2002 José Bustani era o diretor-geral da OPAQ - Organização para a Proibição de Armas Quimicas. O brasileiro afirmava que no Iraque não havia armas quimicas. É hora do resgate.
As feiticeiras de Salem e o "petrolão"
Analogia entre o "petrolão" e o episódio conhecido como "feiticeiras de Salem", ocorrido em 1692, quando várias meninas e uma escrava, acusadas de bruxaria, passaram a apontar, indistintamente, várias pessoas inocentes, das quais 20 foram executadas.
Adiamento das eleições brasileiras
A tragédia envolvendo o candidato Eduardo Campos tem graves implicações no processo eleitoral, implicando em desigualdade entre os atores políticos, em prejuízo de um bem maior: o interesse publico e nacional. O adiamento das eleições é medida necessaria
Voto Censitário no Brasil: a cassação dos direitos políticos de dezesseis milhões de paulistas
Demonstra-se a inconstitucionalidade da parte final do § 1º do art. 45 da Constituição, que limita a 70 o número de deputados federais. Seus efeitos são os de voto censitário, cassando os direitos políticos de dezesseis milhões cidadãos paulistas
Alienação parental judicial: responsabilidade direta da magistratura
O artigo aborda relevante e pioneiro tema: a Alienação Parental Judicial (responsabilidade do Judiciário, que descumpre e viola a Lei da Guarda Compartilhada e a Lei da Alienação Parental). Sugere-se a intervenção do Conselho Nacional de Justiça.
Fundos 157: uma Medida Provisória do Bem
Já passa da hora de se adotar providências para não apenas controlar efetivamente os recursos e preservar o direito dos cotistas e de seus herdeiros, mas, também, dar a eles uma destinação útil e produtiva para a sociedade, enquanto não são resgatados.
LOAS integrando renda familiar: antijuridicidade
Deve ser excluída a possibilidade de se computar na renda familiar o Benefício de Prestação Continuada concedido a idoso ou pessoa com deficiência, para fins de concessão desse mesmo benefício a outra pessoa da mesma família.
Benefícios de Prestação Continuada para membros da mesma família não deve integrar a renda familiar
Propõe-se a exclusão do cômputo na renda familiar do Benefício de Prestação Continuada concedido a idoso ou pessoa com deficiência, para fins de concessão desse mesmo Benefício a outra pessoa da mesma família, pouco importando se idosa ou pessoa com deficiência.
Ampla divulgação de programas sociais: dever do Estado
De modo geral as pessoas sabem da existência apenas de um ou outro programa social, superficialmente. As pessoas em situação de vulnerabilidade social desconhecem onde encontrar informações sobre para onde se dirigir para um atendimento inicial.
O brasileiro que poderia ter evitado a Guerra do Iraque
Os EUA exigiram a saída de Bustani da direção da OPAQ, sendo que o diplomata brasileiro resistiu corajosamente, recusando-se a pedir demissão e forçando os americanos a convocarem assembleia extraordinária para votar sua destituição.
Preso pode votar. Policial Militar em serviço não pode? A omissão inconstitucional do TSE
O voto dos policiais militares em serviço é cerceado, por omissão do TSE, que não adota as hipóteses previstas na Lei Eleitoral. Por outro lado, os presos podem votar, numa lógica do absurdo.