Publicações de Sérgio
Novela Em Família. Audiência versus anseio cultural
O artigo analisa a mentalidade na confecção das novelas brasileiras e as expectativas culturais
Condicionar pagamento de aluguel de veículo para fazer prova prática de direção em autoescola
O artigo analisa a cobrança compulsória de aluguel veicular no caso de reprovação de aluno na prova prática de direção veicular.
Do Brazil ao Brasil: o poder do Estado versus o poder do povo
O presente artigo, em primeiro momento, analisa o poder do povo, a sua atuação perante o Estado e como este se comporta ao povo; em segundo momento, como o Estado vem se comportando ao povo.
Auxílio doença parenteral e a isonomia quanto à dignidade humana
O artigo analisa a aplicabilidade dissonante dos direitos humanos no Brasil quanto à Previdência Social, no que tange aos benefícios. Enquanto uns têm direito, outros não os têm. E nisso se verifica que isonomia é algo fantasioso, no Brasil.
Joaquim Barbosa, advogado expulso e o Brasil das desigualdades
Advogados dos mensaleiros invocam os direitos humanos, mas qual lição se pode obter da prevalência dos direitos humanos para minorias no Brasil? O artigo traz à luz as disparidades diante do artigo 3°, da CF/1988.
A greve dos metroviários de SP: abusiva ou de pleno direito?
O artigo analisa a greve dos metroviários de SP sob a ótica das leis brasileiras tanto a continuidade dos serviços público como na dignidade dos trabalhadores brasileiros.
Assitência técnica e prazo para conserto do defeito
A assistência técnica tem prazo para conserto do produto. Quando não há o conserto, o consumidor pode, imediatamente, exigir algumas das opções contidas no artigo 18 do CDC.
O direito de ser bárbaro perante o Estado
O artigo analisa a questão dos atos bárbaros contra o Estado
Quando médicos cubanos passam a cuidar dos médicos brasileiros
Muito se houve sobre erros médicos, sobre a vinda de médicos cubanos, mas pouco se fala sobre a realidade brasileira, com o mesmo enfoque que se dá aos erros médicos, no Brasil.
Jesus para o o deputado Pastor Eurico (PSB-PE).
Punir, condenar. Por muito tempo foi assim, e ainda é. Todavia condenar por atos passados, e eternizá-los, se torna um direito questionável, pois, perpetua erros, quando o autor já não os comete mais, não condiz com a civilidade.
O problema não está na privatização, mas nos paraísos fiscais
Em tempo de eleições, cada qual deseja expor suas ideias, mesmo que incoerentes. O artigo tem como propósito soar alerta para as campanhas meramente discursivas.