RESPOSTA À NOTA TÉCNICA CONTRÁRIA À APROVAÇÃO DOS PROJETOS DE LEI 374/15 E 6433/13

Exibindo página 2 de 2
30/08/2015 às 20:49
Leia nesta página:

[1] REALE, Giovanni, ANTISERI, Dario. História da Filosofia – Filosofia pagã antiga. Volume 1. Trad. Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003, p. 231. 

[2] HABERMAS, Jügen. Direito e Democracia entre facticidade e validade. Volume I. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,2003, p. 115.

[3] Op. Cit., p. 199.

[4] Op. Cit., p. 213.

[5] REBOUL, Olivier. Introdução à Retórica. Trad. Ivone Castilho Benedetti. 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 177.

[6] PERELMAN, Chaïm, OLBRECHTS – TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação – A Nova Retórica. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 195.

[7] MANZINI, Vincenzo. Trattato di Diritto Processuale Penale Italiano. Volume I. Torino: UTET, 1931, p. 67.

[8] Em plena honestidade intelectual se esclarece que o chamado “argumento de direção” ou “ladeira escorregadia”, é aquele através do qual se afirma que a adoção de uma medida menor pode descambar na generalização de condutas indesejáveis. Esse é um argumento de retórica e seu uso deve ser calibrado de acordo com a procedência ou não do perigo efetivo de ocorrência da sobredita generalização. Neste caso concreto, não se trata de argumentar para o futuro (“direção”), mas de demonstrar, como se verá, que o pensamento que contamina a “nota técnica” (sic) já é arbitrário em seu cerne.

[9] MARQUES, José Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. Volume IV. Campinas: Bookseller, 1997, p. 33.

[10] Juizados Especiais Criminais. 4ª ed. São Paulo: RT, 2002, p. 109  - 110.

[11] Juizados Especiais Criminais. 5ª ed.  São Paulo: Atlas, 2002, p. 89.

[12] Leis Penais e Processuais Penais Comentadas. São Paulo: RT, 2006, p. 376.

[13] Juizados Especiais Criminais Federais. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 59 – 60.

[14] Juizados Especiais Criminais – Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Renovar, 2001, p. 35.

[15] Comentários à Lei dos Juizados Especiais Criminais. São Paulo: Saraiva, 2000, p. 68.

[16] PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Da inconstitucionalidade do Provimento n. 758/2001 do Conselho Superior da Magistratura de São Paulo (conceito de autoridade policial na Lei n. 9099/95). Disponível em www.jusnavigandi.com.br , acesso em  27.10.07. O autor atribui a pecha de “absurdidade” e conseqüente “inconstitucionalidade” ao referido provimento, ao nosso ver com toda razão.

[17] Anote-se que o fato de a Constituição não dizer expressamente sobre a exclusividade das funções de polícia judiciária da Polícia Civil, como faz para a Polícia Federal, em nada impede a conclusão quanto a tal exclusividade tacitamente determinada. Isso se conclui por meio de uma interpretação sistemática do artigo 144, CF, pois que, em nenhum momento, é atribuída função de investigação criminal a outros órgãos que não as Polícias Civil e Federal. E o constituinte teve toda liberdade para isso. Se não o fez, foi porque não quis!

[18] Lembremo-nos ainda de que é regra de ouro que aos órgãos estatais somente é permitido fazer o que a lei expressamente autoriza, diferentemente do que ocorre com o particular, ao qual é permitido fazer tudo aquilo que não seja vedado. Onde está a permissão expressa para outros policiais elaborarem Termos Circunstanciados?

[19] Tratando da questão da fidelidade à Constituição, André R. Tavares a conceitua como a permissão e a contribuição “para o esplendor da Constituição em sua plenitude, permitindo que esta desenvolva todas suas funções”. E aponta como “fraude à Constituição” “todo ato que, aparentemente conforme com o texto da Constituição, acabe por minar seus fundamentos ou por distorcer suas finalidades, ainda  que se utilize de meios e formas admissíveis e previstos constitucionalmente”. TAVARES, André Ramos. Fraude à Constituição. Carta Forense. São Paulo: n. 51, ago., 2007, p. 8.

[20] Utiliza-se esta terminologia quanto à natureza jurídica da infração prevista no artigo 28 da Lei 11.343/06, ciente da polêmica doutrinária acerca da questão, mas considerando decisões do STF sobre o tema e a nomenclatura usada pelo legislador. A discussão acerca dessa temática não é objeto deste trabalho, embora esteja em destaque novamente no próprio STF.

[21] OLIVEIRA, Fabiano Gonçalves Cossermelli. Aspectos Processuais da Nova Lei Antitóxicos. In: FREITAS, André Guilherme Tavares de (coord.). Estudos sobre as novas leis de violência doméstica contra a mulher e de tóxicos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007, p. 45.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado de Polícia Aposentado. Mestre em Direito Ambiental e Social. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina Legal, Criminologia e Legislação Penal e Processual Penal Especial em graduação, pós - graduação e cursos preparatórios. Membro de corpo editorial da Revista CEJ (Brasília). Membro de corpo editorial da Editora Fabris. Membro de corpo editorial da Justiça & Polícia.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos