Terceirização: aspectos históricos, legais e perspectivas

05/02/2016 às 17:26
Leia nesta página:

Aspectos históricos da terceirização, relevância do instituto para o Brasil, regulamentação atual e perspectivas em caso de aprovação do PL 4330/04.

INTRODUÇÃO

Carente de regulamentação legislativa no Brasil, o fenômeno da terceirização voltou ao palco central do debate no Direito do Trabalho no primeiro semestre de 2015, após aprovação - na Câmara dos Deputados - de uma emenda ao Projeto de Lei 4330/04 que abre as portas para que as empresas possam subcontratar mão-de-obra em todas os setores, incluindo em suas atividades-fim. O PL ainda pode sofrer mudanças no Senado, contudo, tal movimento por parte dos Deputados foi suficiente para gerar uma grande polarização da sociedade em torno do tema.

Tendo surgido durante a 2ª Grande Guerra, em função da necessidade das fabricantes de armas de se especializarem na montagem dos armamentos demandados pelo governo, relegando a fabricação de certos componentes para empresas especializadas, a terceirização, prioristicamente, possuía duas finalidades principais: 1. Transferir atividades secundárias de uma empresa para outra, especializada naquela função, o que tende a aumentar a qualidade de tal serviço; 2. Reduzir o risco da atividade da tomadora, na medida em que, ao terceirizar determinados setores, a empresa reduz o seu quadro de pessoal e, assim, seu ônus trabalhista - de longe o que o mais incomoda o empresariado médio.

Via de regra, pode-se afirmar que o instituto da terceirização cumpre bem o seu papel: aumenta a especialização e a qualidade dos serviços; dá mais agilidade à empresa tomadora; estimula o desenvolvimento saudável de pequenas e médias empresas e gera empregos. Atualmente, há cerca de 1 milhão de prestadoras de serviços terceirizados, que geram quase 15 milhões de empregos formais. Contudo, num país extremamente carente de fiscalização, com uma Justiça lenta e um dos estados mais caros e ineficientes do mundo (carga tributária em 2014 foi de 35,42% do PIB), é quase natural afirmar que existem diversos casos em que a terceirização apenas mascara  uma relação de trabalho de fato existente entre a empresa tomadora e os empregados, subcontratados através de um terceiro com o objetivo de precarizar a relação de trabalho, seja afastando o reconhecimento de situações de equiparação salarial com funcionários da própria tomadora que desempenham funções semelhantes, seja vinculando-os a sindicatos menores e mais fracos, ou, ainda, deixando de pagar obrigações trabalhistas. 

ASPECTOS LEGAIS

Atualmente, há apenas uma regulamentação para o tema: a súmula 331 do TST, editada em função da ausência do legislador em regulamentar a matéria. Em linhas gerais, a súmula aglomera toda a orientação sobre a terceirização, apontando os casos lícitos e ilícitos, tanto em empresas privadas como para a Administração Pública, bem como trata também da responsabilidade da tomadora para com os empregados terceirizados. Segue abaixo a íntegra de tal normativa:

I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.01.1974).

II - A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). 

III - Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de 20.06.1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta. 

IV - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial. 

V - Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condições do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigações da Lei n.º 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora. A aludida responsabilidade não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. 

VI – A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral.

Analisando o caso concreto, pode-se afirmar que - afora a dificuldade latente em distinguir exatamente quando uma atividade é fim e quando é meio - caso cumprida, a Súmula 331 do TST resguarda os direitos trabalhistas dos empregados das empresas terceirizadas e, assim, permite ao país seguir a tendência mundial de modernização e especialização nas relações comerciais e de trabalho. Ademais, a aprovação do PL 4330 complementaria o regramento já existente, trazendo mais segurança jurídica para as empresas e ampliando o respaldo dos trabalhadores. Se aprovado, está prevista a criação de um fundo-caução para garantir aos trabalhadores o recebimento das verbas salariais, trabalhistas e previdenciárias - o que hoje não existe. Além disso, garante aos terceirizados acesso à alimentação, ambulatório e transporte da tomadora, tornando-a por fim responsável solidária em relação às obrigações da contratada - atualmente essa responsabilidade é subsidiária. Em contrapartida, na medida em que aumenta a segurança jurídica para as empresas, a lei estimulará o investimento em novas vagas e a especialização do trabalho. Estudo da FIESP aponta para a criação de 3 milhões de novos postos de trabalho caso o PL seja aprovado.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

CONCLUSÃO

Por fim, conclui-se que, mesmo com a inexplicável demora dos legisladores em regulamentar o tema da terceirização, a agilidade das relações privadas há muito trouxeram este intituto para o país, e é inegável suas vantagens para a modernização da economia e, por isso, a relevância que acabou assumindo. A iniciativa do TST em tratar do tema trouxe mais transparência para tais relações, mas a ausência legislativa sem dúvida ainda traz insegurança para todos os envolvidos - empregados e empregadores - e dificulta o amadurecimento da terceirização. Contudo, num país em que o setor produtivo sofre para bancar a ineficiência governamental e se sobressair em meio a tantas adversidades, é inadmissível punir mais uma vez a maior parte dos empreendedores e empregados que seriam beneficiados com a correta regulamentação do instituto, em função da inércia governamental em fiscalizar uma minoria mal intencionada que, de um modo ou de outro, já subverte a ordem. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 14. ed., São Paulo: Malheiros Editores, 2004. P. 519.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 8. ed., São Paulo: LTr, 2009.

MARTINS, Sergio Pinto. A Terceirização e o Direito do Trabalho. 13. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2014.

USSAN, Sergio. Construção civil e a terceirização frente à súmula 331 do TST. Disponível em: <http://www.slconsultor.com.br/index.php?show=artigo&id=24> Acesso em: 31 de jan. de 2016.

MIRANDA, Thais Gutparakis de. Terceirização:Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 12n. 14046 maio 2007. Disponível em:<https://jus.com.br/artigos/9730>. Acesso em: 5 fev. 2016.

CARVALHO, Jorge Raimundo de Jesus Mutti de Carvalho. Terceirização: espécies, causas políticas e econômicas e aspectos legais.Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 21n. 45705 jan. 2016. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/45599>. Acesso em: 5 fev. 2016.

FELICIANO, Guilherme Guimarães. Terceirização e moralidade públicaRevista Jus Navigandi, Teresina, ano 11n. 93726 jan. 2006. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/7881>. Acesso em: 5 fev. 2016.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos