Capa da publicação Estado de coisas inconstitucional no sistema penitenciário e ativismo judicial
Artigo Destaque dos editores

O estado de coisas inconstitucional no sistema penitenciário e o ativismo judicial no panorama político-democrático brasileiro frente ao princípio constitucional da separação de poderes

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

5 CONCLUSÃO

Expressão de origem colombiana, o ECI corresponde, ao mesmo tempo: a) à constatação de um cenário insustentável de lesões imensuráveis e generalizadas a direitos fundamentais de um considerável número de pessoas, decorrente de atos omissivos e comissivos de um conjunto de organismos públicos que conforma um sistema não apenas insuficiente, mas completamente arruinado e inócuo; e b) a uma nova ferramenta processual na jurisdição exercida no âmbito de Cortes Constitucionais no afã de suplantar as ruínas desse sistema aviltante.

No caso do sistema penitenciário brasileiro, as falhas estruturais saltavam aos olhos e, por essa razão, o STF reconheceu a vigência do ECI em 2015, após provocação do tema pelo PSOL. Por interferir em assuntos de natureza administrativa, orçamentária e eminentemente políticos, a decisão do Supremo foi reputada ilegítima e ativista.

Em última análise, a ideia dos críticos perpassa pela noção de que agentes públicos não eleitos e não submetidos ao crivo do voto popular estariam fazendo as vezes da política representativa, o que, para estes, colocaria em xeque os pilares da democracia brasileira. Ocorre que, em um Estado de Democracia Constitucional ou Estado Democrático de Direito, também ao Poder Judiciário deve ser outorgado um traço de representatividade, pois, segundo o parágrafo único do artigo 2º da Carta Magna, todo o poder do Estado emana do povo. Não havendo que se falar em prejuízo à democracia quando da utilização deste moderno modelo decisório, pois este acaba por reforçar os pilares de uma democracia incipiente e problemática.

Isso porque o ativismo judicial decorrente do reconhecimento do ECI promove a harmonização entre os poderes públicos em prol de algumas minorias deliberadamente ignoradas. Notadamente, isso exige uma remodelação do princípio da separação de poderes, sob pena de esvaziamento de direitos fundamentais. É dizer, este princípio não deve ser visto sob uma ótica rígida e meramente organicista. Aliás, atualmente, fala-se até em ativismo constitucional, pois, em nome da Carta Federativa, todo poder público deve adotar um perfil ativista na proteção dos direitos fundamentais.

Assim, em uma concepção dinâmica da separação de poderes, o ativismo judicial estrutural finca suas bases de legitimação democrática, máxime em razão do atual panorama político-representativo brasileiro, que é assaz defeituoso e seletivo. Esse ativismo estrutural consequente do ECI, portanto, assenta-se em ambientes de democracias atrofiadas. Dessa forma, na qualidade de guardião da dimensão constitucional da democracia, cabe ao STF reajustar os poderes públicos no caminho do respeito à dignidade humana, como última trincheira da cidadania.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROSO, Luís Roberto. Cursode direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 5. ed. São Paulo. Saraiva: 2015.

_______. Contramajoritário, representativo e iluministra: O Supremo, seus papéis e seus críticos. Rio de janeiro, 2015.

BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao alcance de todos. 4. ed. rev. e atual. – São Paulo. Saraiva: 2012.

BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Carcerário. Brasília, 2009. Disponível em: <http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/2701>. Acesso em: 26 maio 2017.

­­_______. Supremo Tribunal Federal. Ementa dojulgamento da medida cautelar na ADPF nº 347.Brasília, 2015. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=10300665>.Acesso em: 24 maio 2017.

CAMPOS, Carlos Alexandre de Azevedo. Estado de Coisas Inconstitucional – Salvador: Juspodivm, 2016.

_______. O Estado de Coisas Inconstitucional e o litígio estrutural. Consultor Jurídico, set. 2015. Disponível em:<http://www.conjur.com.br/2015-set-01/carlos-campos-estado-coisas-inconstitucional-litigio-estrutural>Acesso em 20 maio 2017.

CUNHA JUNIOR, Dirley da. Estado de Coisas Inconstitucional. 2015. Disponível em: <https://dirleydacunhajunior.jusbrasil.com.br/artigos/264042160/estado-de-coisas-inconstitucional>. Acesso em: 20 abr. 2017.

SILVA, Christine Oliveira Peter da.Ativismos são necessários no Estado de Direitos Fundamentais. Consultor Jurídico,dez. 2014. Disponível em: <www.conjur.com.br/2014-dez-20/observatorio-constitucional-ativismos-sao-necessarios-estado-direitos-fundamentais> Acesso em: 13 maio 2017.

RAMOS, Elival da Silva. Ativismo judicial: parâmetros dogmáticos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

STRECK, Luiz Lenio. Estado de Coisas Inconstitucional é uma nova forma de ativismo. Consultor Jurídico,out. 2015. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2015-out-24/observatorio-constitucional-estado-coisas-inconstitucional-forma-ativismo>. Acesso em: 24 maio 2017.

_______. Senso Incomum: O Rubicão e os quatro ovos do condor: de novo, o que é ativismo?.Consultor Jurídico, jan. 2016. Disponível em:<http://www.conjur.com.br/2016-jan-07/senso-incomum-rubicao-quatro-ovos-condor-ativismo> Acesso em 26 maio 2017.

VIEIRA JUNIOR, R. J. A. Separação de Poderes, Estado de Coisas Inconstitucional e Compromisso Significativo: novas balizas à atuação do Supremo Tribunal Federal. Brasília, 2015. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td186>. Acesso em:  15 maio 2017.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

UERJ, Direito. Clínica de Direitos Fundamentais da Faculdade de Direito da UERJ. Estado de Coisas Inconstitucional no Sistema Penitenciário – ADPF 347. Petição Inicial. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <https://jota.info/wp-content/uploads/2015/05/ADPF-347.pdf> Acesso em: 20 maio 2017.

 

 

 

 

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Renan Horta Silva

Acadêmico do 2º período do curso de Direito da Faculdade Multivix; Servidor do Ministério Público-ES;

Ivy de Souza Abreu

Doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV); Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV; Membro do BIOGEPE – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito a Saúde e Bioética da FDV; Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Biodireito e Direitos Fundamentais”; MBA em Gestão Ambiental; Pós Graduada em Direito Público; Licenciada em Ciências Biológicas; Advogada; Bióloga; Professora universitária.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SILVA, Renan Horta ; ABREU, Ivy Souza. O estado de coisas inconstitucional no sistema penitenciário e o ativismo judicial no panorama político-democrático brasileiro frente ao princípio constitucional da separação de poderes. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5101, 19 jun. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/58529. Acesso em: 27 abr. 2024.

Mais informações

Artigo produzido no Grupo de Pesquisa “Biodireito e Direitos Fundamentais” da Faculdade Multivix em Cachoeiro de Itapemirim-ES, coordenado pela professora Doutoranda Ivy de Souza Abreu; ganhador do 1º lugar no concurso de artigos científicos do Encontro Capixaba de Direito de 2017 (ECAD).

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos