Artigos
Desafios à repressão do tráfico de animais silvestres
O comércio de animais e seus subprodutos é um negócio ilegal que vai muito além da necessidade de sobrevivência humana, tendo em vista que reflete toda uma exploração econômica decorrente da ambição humana de lucro incessante.
Jean Bodin e sua relação com o Iluminismo Constitucional
Esse artigo trabalha a relação entre o pensamento de Jean Bodin com o Iluminismo Constitucional.
O INSS NEGOU O SEU BENEFÍCIO? SAIBA O QUE FAZER!
O que o segurado pode fazer quando o INSS nega a concessão do benefício requerido.
UMA LEGISLAÇÃO ANACRÔNICA
DISCUTE-SE AQUI A APLICAÇÃO DO ARTIGO 290 DO CPM.
Fungibilidade da tutela provisória e poder geral do juiz
Analisa-se o poder do juiz na concessão de tutela provisória, aplicando a medida necessária para obtenção do objeto da tutela provisória e da possibilidade de se adotar uma espécie de tutela provisória diversa da pleiteada
Aculturação e Psicologia em Ambiente Prisional - Trabalho de Mestrado 2016
O presente trabalho analisa a aculturação dentro do sistema penitenciário e sua conseqüente psicologia - psicanalítica penitenciária voltada ao que isso implica em termos de afetação aos indivíduos que lá trabalham e vivenciam através pesquisas anteriores
Denunciação caluniosa eleitoral: Lei 13.834/19
A criação da denunciação caluniosa eleitoral tem o efeito de alterar a tipificação da conduta por aplicação do princípio da especialidade, com mudanças de procedimento e competência para julgamento.
Terras devolutas podem ser alienadas e concedidas a particulares?
O presente artigo trata das terras devolutas que são terras devolvidas ou a serem devolvidas ao Estado, são terras públicas sem destinação de uso especial ou comum e consideradas bem dominical, porém, podem ser alienadas e concedidas a particulares.
O impacto gerado pelo crime organizado em face à violação dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes no Brasil
O presente trabalho propõe o leitor a realizar uma reflexão sobre o que já foi conquistado em termos de legislação quanto à proteção dos direitos da criança e do adolescente bem como analisar se essas garantias estão inseridas na realidade brasileira.
O Direito Constitucional contemporâneo e o controle de constitucionalidade
O presente trabalho objetiva analisar, brevemente, a formação do direito constitucional contemporâneo, sua correlação com o Estado Democrático de Direito, e, por fim, a necessidade do controle de constitucionalidade.
Inverdades em torno do IBS
Alguns estudiosos alegam não enxergar qualquer inconstitucionalidade na PEC 45/19. Sustentam virtudes que na realidade o IBS não tem.
Governança e gestão em fundos de pensão: as melhores práticas a serem implantadas
Estudam-se as boas práticas de governança em matéria de gestão de fundos de pensão e reflete-se acerca do que essas entidades já fizeram e quais os desafios que ainda deverão ser superados.
OCDE, liberalização financeira e soberania: a caminho da crise ou da solução?
A liberalização representa a passagem de um modelo de sistema financeiro para outro. O Estado, por sua vez, tem a incumbência de realizar as reformas institucionais necessárias para que essa mudança seja menos traumática para os agentes econômicos principais e para a sociedade como um todo.
Apesar da rigidez da Lei Seca, margem de erro do bafômetro deve ser considerada
A observação da margem de erro do bafômetro pode evitar que condutores sejam autuados injustamente