Rescisão contratual: TJSP condena incorporadora TIBÉRIO por atraso na convocação do comprador para o financiamento do imóvel e impõe restituição de 100% dos valores pagos

12/07/2015 às 18:51
Leia nesta página:

TJSP declarou culpa da própria incorporadora pela rescisão do contrato de compromisso de venda e compra, condenando-a na restituição integral de todos os valores pagos pelo comprador, acrescidos de correção monetária e juros legais de 1% ao mês!

Processo nº 10547XX-92.2012.8.26.0100

Um casal de compradores de uma unidade residencial no Condomínio Passeio Vila Leopoldina, na Cidade de São Paulo, perante a incorporadora TIBÉRIO, obteve ganho de causa em sede recursal perante o TJSP com a confirmação da declaração judicial de rescisão do Contrato Particular de Compromisso de Compra e Venda de unidade autônoma, por ato exclusivo da incorporadora, que atrasou a convocação dos adquirentes para a assinatura do Contrato de Financiamento após o término do prazo de tolerância de 180 dias, obtendo a condenação da empresa na restituição de 100% dos valores pagos em Contrato, com correção monetária desde cada pagamento, além de juros legais de 1% ao mês até a data da efetiva restituição.

Na primeira instância, a incorporadora havia sido condenada pela quebra do negócio pela demora excessiva na convocação dos adquirentes para o financiamento bancário do saldo devedor e, inconformada, optou por recorrer da sentença condenatória, argumentando que as obras teriam sido concluídas no prazo contratado, bem como o não cabimento da devolução integral das parcelas pagas, repetindo a mesma tese de defesa apresentada na contestação.

Porém, a 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por ocasião do julgamento do recurso de apelação no dia 06 de maio de 2015, não admitiu a linha de defesa apresentada pela incorporadora e manteve integralmente a primeira decisão.

Para o Desembargador Relator, Fábio Podestá:

“Nos termos da cláusula X do compromisso de compra e venda, a obra seria concluída em abril de 2012. Considerada a cláusula de tolerância de 180 dias, as unidades negociadas deveriam estar prontas e disponíveis até outubro de 2012. O habite-se foi expedido em 04.09.2012 (fls. 214/215), atestando a conclusão do empreendimento dentro do prazo previsto contratualmente. 

Portanto, inequívoco que a obra foi concluída dentro do período prometido.

Contudo, é fato incontroverso que, não obstante a finalização do empreendimento em 04.09.2012, os autores foram convocados para quitação do saldo devedor apenas no mês de fevereiro/2013. Isso porque o imóvel ainda estava gravado com hipoteca firmada entre a ré e o Banco Bradesco.

Desse modo, na realidade, apenas em fevereiro/2013, ao serem convocados para recebimento do instrumento de quitação da hipoteca, foi disponibilizado aos autores o imóvel, ou seja, com atraso de cinco meses.

Logo, em mora a ré. Em 26.02.2013, a ré notificou os autores do inadimplemento referente ao valor a ser financiado, impondo o prazo de 15 dias para a quitação do débito (cláusula 29), acrescidos os encargos da mora. Todavia, uma vez que o atraso na obtenção do financiamento pelos autores decorreu de fato causado exclusivamente pela ré, indevida a cobrança dos encargos moratórios sobre o saldo devedor.

Os juros contratados deveriam ser computados a partir do momento em que o imóvel ficou livre e desembaraçado, sem qualquer obstáculo à obtenção do financiamento, ou seja, após a baixa da hipoteca ocorrida no final do mês de fevereiro/2013.

Nesse contexto, os autores têm direito de reclamar a rescisão do contrato por inadimplemento culposo da ré e indenização por perdas e danos, com amparo na cláusula resolutiva tácita (art. 475 do Código Civil), situação que exclui a aplicação da regra de retenção de parte do valor pago e a restituição parcelada do restante (cláusulas 31,32 e 33).

Inequívoco, pois, o direito dos autores à imediata restituição da integralidade dos valores pagos a título de preço do imóvel, a fim de garantir o retorno ao status quo ante como efeito da rescisão do contrato, o que inclui as despesas de condomínio, uma vez que não receberam as chaves do imóvel.”

Ao final, ratificando integralmente os termos da decisão de primeira instância, a 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, por votação unânime, negou provimento ao recurso da incorporadora TIBÉRIO para declarar a rescisão do contrato por culpa da própria incorporadora, bem como sua condenação na restituição à vista de todos os valores pagos pelos compradores, acrescidos de correção monetária desde cada pagamento – correção retroativa – e juros legais de 1% ao mês até o momento da devolução.

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário)

www.mercadanteadvocacia.com

Gostou do artigo? Veja a íntegra da decisão judicial em:

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-atraso-na-entrega-pela-incorporadora/

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ivan Mercadante Boscardin

OAB/SP 228.082Advogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor • São Paulo (SP). Advogado atuante há mais de dez anos no Estado de São Paulo Formado pela Universidade São Judas Tadeu Especialista em: Direito Civil com ênfase em Direito Empresarial (IASP) Direito Processual Civil (PUC SP) Direito Imobiliário e Registral (EPD) Arbitragem nacional e estrangeira (USA/UK) Autor do livro: Aspectos Gerais da Lei de Arbitragem no Brasil Idiomas: Português e Inglês. E-mail: [email protected]: www.mercadanteadvocacia.com - Telefones: 11-4123-0337 e 11-9.4190-3774 (cel. Vivo) - perfil também visualizado em: ivanmercadante.jusbrasil.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos