Tudo de Direito Tributário
Direito Tributário é o segmento do direito financeiro responsável por definir como serão cobrados os tributos dos cidadãos, assim como outras de suas obrigações, gerando receita para o Estado.Imunidade tributária partidária
O presente tem como objetivo esboçar a imunidade tributária dos partidos políticos, assegurada pela Constituição Federal.
Negócios internacionais: a mentalidade global favorece o comércio e as transações internacionais.
O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos.
Restituição de contribuições pagas acima do teto do INSS
Prevista no art. 165, inciso I, do Código Tributário Nacional, a restituição de contribuições previdenciárias é permitida para o segurado que efetuou recolhimento superior ao teto de contribuição instituído pelo INSS.
Empresários, atenção ao casar: a importância do pacto antenupcial para a proteção empresarial
Antes do casamento, muitos empresários evitam tratar de assuntos relacionados ao patrimônio pelo possível desconforto que poderia ser causado com o futuro cônjuge. No entanto, sobretudo para o empresário, o pacto antenupcial pode ser uma importante ferramenta para a proteção dos negócios.
Rejeição social do tributo
Ensaio que explica, pela ótica da teoria da rejeição social do tributo, a sonegação fiscal endêmica do Brasil.
Exigência de garantia do débito para opor embargos à execução fiscal
A Lei de Execução Fiscal (Lei 6.830/80) exige a garantia do débito como condição de admissibilidade dos embargos à execução fiscal. Entretanto, tal exigência ofende a Constituição, devendo ser declarada não recepcionada.
Opinião: Lei estadual deve conceder isenção do IPVA à pessoas com deficiência ou portadores de TEA mesmo que eles não sejam o motorista
Os deficientes físicos e/ou portadores de TEA não condutores de veículos igualmente carecem ser favorecidos com a isenção do IPVA (Imposto de Veículos Automotores).
O fim da imunidade tributária dos templos religiosos: é possível Estado de Direito sem esta garantia?
Está em análise, no Senado, uma sugestão legislativa (SUG 2/2015), de relatoria do Senador José Medeiros, que pede o fim da imunidade às entidades religiosas. Longe de ser aprovada, essa iniciativa leva a questionamentos: até que ponto supressão dessa natureza ofenderia a garantia constitucional da liberdade religiosa e quais seus reflexos para o Estado de Direito.
O Parlamento Municipal e sua necessidade de transformação.
Chegou-se a um ponto que, nos dias de hoje, surgiu a necessidade de o vereador ser um agente de modificação da realidade local.
Para que serve o DANFE se temos a NF-e?
Em meus artigos, constantemente falo sobre a importância da digitalização de documentos e de como o futuro da documentação é o universo intangível do digital. Basicamente, toda transação comercial já migrou ou está em processo de migração. Não só pela praticidade em...
CSRF do CARF - 1ª Turma – teses
CSRF do CARF - 1ª Turma – teses
CSRF (1ª Turma) do CARF - destaques de julgamentos.
CSRF (1ª Turma) do CARF - destaques de julgamentos.
2ª Turma do CARF - temas em destaque.
2ª Turma do CARF - temas em destaque.
Teses – CSRF do CARF – 3ª Turma.
Teses – CSRF do CARF – 3ª Turma.
Teses – CSRF do CARF – 2ª Turma.
Teses – CSRF do CARF – 2ª Turma.
Teses – CSRF do CARF – 1ª Turma.
Teses – CSRF do CARF – 1ª Turma.
Questões anotadas OAB - Direito Tributário.
Questões anotadas OAB - Direito Tributário.
A incidência do ISS sobre a disponibilização do conteúdo por streaming
ISS
Desconsideração da personalidade jurídica aplicada às execuções fiscais de grupos econômicos
É possível admitir-se a desconsideração da personalidade jurídica para atingir empresa do mesmo grupo ou conglomerado econômico, que se forma de fato ou de direito, quando sirva para elidir a responsabilidade por dívidas de seus integrantes.