Artigo Destaque dos editores

A balança jurídica do setor de saúde suplementar no Brasil

Exibindo página 4 de 4
22/12/2011 às 16:05
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

O Estado Social de Direito, cujo ápice se verifica no Poder Executivo, utiliza-se da necessária regulação dos setores sociais, sobejamente o da saúde, para editar seguidos e sistemáticos regramentos, sempre visando uma melhoria na condição dos serviços oferecidos à população. A legalidade, quando se trata da saúde suplementar, é aplicada nos mais estritos limites, em especial com a criação de agência reguladoras, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Assim, adequar-se aos mais diversos regramentos normativos no setor da saúde suplementar é tarefa que estreita a margem de atuação econômica, culminando no controle duro e impiedoso das agências regulatórias.

Mas, com anseio nos regramentos constitucionais, em especial as disposições do artigo 170 e 199, as empresas envolvidas conseguem um norte de segurança jurídica, permeando um sistema sustentável. É que a Constituição, em sua extensão, prega a igualdade de direitos, inclusive nas relações de consumo, dando especial ênfase à livre iniciativa.

Um texto que pode ser classificado, nas acepções de Kant, como uma norma geral e abstrata (a priori), homenageando a lógica analítica, permite que o hermeneuta dialogue com os fatos concretos e chegue a uma conclusão mais próxima daquilo que denominou-se de razão pura.

Ainda que elaborado por premissas empíricas, o sistema constitucional brasileiro obtém êxito ao descrever as relações da saúde suplementar nos ditames da igualdade. A ANS, por sua vez, cumpre seu papel de proteção ao consumidor.

Todavia, o Poder Judiciário tem diligenciado no sentido da desconsideração desse regramento, que desvaloriza flagrantemente as instruções resolutórias para aplicar preceitos de ordem superior, em especial do CDC.

Trata-se, portanto, de um fenômeno cuja base está situada no contínuo e perigoso afastamento dos Poderes. Em que pese o sistema de freios e contrapesos estabelecido constitucionalmente privilegie uma atuação fiscalizatória entre eles, o que ocorre na prática é sua total desconsideração.

É necessário o controle, mas é preciso observar que existe uma atividade fim, com intuito de lucro. Não se trata, como se faz parecer, entidades filantrópicas. Assim, esmeiradas entre uma disputa de titãs, ficam as empresas à mercê da vontade de magistrados e fiscais que exigem, ora uma conduta, ora outra. Essa variação destrói a segurança jurídica, acaba com a calculabilidade e previsibilidade do sistema e resultam na inoperabilidade do setor.

Respeitar as normas infraconstitucionais é essencial, mas adequá-las a todo o complexo normativo envolvendo o setor, com especial vistas às disposições constitucionais, poderá devolver à saúde suplementar elementos de sustentabilidade. O hermeneuta deve evoluir, e atentar-se que hoje não é somente o consumidor que padece no arcabouço jurídico da área.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALEXY, Robert. Derecho y Razón Práctica. México: Marcial Pons, 1996;

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Discricionariedade e Controle Jurisdicional. 2ª ed. São Paulo, Malheiros, 2008;

BARACHO, José Alfredo de Oliveira. OPrincípio de Subsidiariedade: Conceito e Evolução. Rio de Janeiro: Forense, 1996;

BOBBIO, Norberto.Teoria Geral da Política. Elsevier Editora, 2000;

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política, 10ª ed., São Paulo: Ed. Malheiros, 2000;

Caderno de Informação da Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Rio de Janeiro. Setembro/2010. Disponível em www.ans.gov.br;

CANARIS, Claus-Wilhelm. Direitos Fundamentais e Direito Privado. Almedina. Coimbra, última impressão 2009.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional. 4ªed. Coimbra: Almedina, 1989;

DESCARTES, René. Discurso do Método. Tradução: Ciro Mioranza. São Paulo, SP: Editora Escala, 2006;

DWORKIN, Ronald. Los Derechos en Serio. Editorial Ariel S.A: 3ª edição, 1997;

FARIA, José Eduardo. Direito e Globalização Econômica: implicações e perpectivas. 1ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2010;

FERNANDES NETO, Antonio Joaquim. Plano de Saúde e Direito do Consumidor. Belo Horizonte: Del Rey, 2002;

FIGUEIREDO, Leonardo Vizeu. Curso de Direito de Saúde Suplementar. São Paulo: MP editora, 2006;

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil, 34ª ed, São Paulo, Companhia das Letras, 2007;

_____________. A hegemonia dos Estados Unidos e o subdesenvolvimento da América Latina. RJ, Civilização Brasileira, 1973;

GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988. 13. Ed. São Paulo: Malheiros, 2008;

HOBBES, Thomas. Leviatã. Ed. Martin Claret, São Paulo, 2006;

INHERING, Rudolf Von. A Luta pelo Direito. 2 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001;

KAFKA, Franz. O processo. São Paulo: Martin Claret, 2000;

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. SP: Abril Cultural, 1999;

KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Trad. de João Baptista Machado. São. Paulo: Martins Fontes, 1996;

LASSALLE, Ferdinand. Que es una Constituición? Trad. De W. Roces, Buenos Aires: Siglo Veinte, 1964;

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e Aplicação do Direito. 11ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1991;

MONTESQUIEU, Barão de. De L’Ésprit des Lois, com notas de Voltaire, de Crevier, de Mably, de la Harpe e outros, Paris: Librairie Garnier Frères, 1927;

NETO, Antonio Joaquim Fernandes. Plano de saúde e direito do consumidor. Belo Horizonte: Del Rey, 2002;

PIRES, Danielle Silva (coord). Judicialização da Saúde Suplementar. Unimed Belo Horizonte, 2008;

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

RADBRUCH, Gustav. Filosofia do Direito. Coimbra, Armênio Amado, 1979;

PLATÃO. A República. Bauru: EDIPRO, 1994;

PUCEIRO, Enrique Zuleta. Direito e Globalização Econômica: implicações e perpectivas. 1ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2010;

REALE, Miguel.Lições preliminares de direito. 23a ed., São Paulo, Saraiva, 1996;

SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das normas constitucionais. 6a ed., São Paulo, Malheiros, 2003;

SCHULMAN, Gabriel. Planos de Saúde: saúde e contrato na contemporaneidade. São Paulo: Renovar, 2009;

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica (em) crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2000;

WEBER, Max. Economia e Sociedade. Trad. José Medina Echeverria. México: Fondo de Cultura Economica, 1999;

WILHELM CANARIS, Klaus. Pensamento Sistemático e Conceito de Sistema na Ciência do Direito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian: 2ª edição, 1996;

VILANOVA, Lourival. As Estruturas Lógicas e o Sistema de Direito Positivo.4ª Ed. São Paulo: Gnoeses, 2008;

_______________.Escritos jurídicos e filosóficos.São Paulo: Axis mundi: IBET, 2003;


Notas

  1. Prisma Econômico e Financeiro da Saúde Complementar 2009. ANS. Disponível em http://www.ans.gov.br/data/files/8A95886529B28D51012A155605B51C01/PRISMAfinal.pdf.
  2. Valor extraído do Caderno de Informação da Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Rio de Janeiro. Setembro/2010. Disponível em www.ans.gov.br.
  3. Disponivel em https://esaj.tjsp.jus.br/cjsg/getArquivo.do?cdAcordao=4924059. Acesso em 21/03/2011.
  4. Trata-se da essência extraída do pensamento de Lourival Vilanova em sua obra As Estruturas Lógicas e o Sistema de Direito Positivo (4ª Ed. São Paulo: Gnoeses, 2008).
  5. Idéia derivada da obra de Eros Roberto Grau intitulada de Ordem Econômica na Constituição de 1988 (São Paulo: Malheiros, 2009).
  6. O elemento calculabilidade advém das históricas considerações de Max Weber (Economia e Sociedade. Trad. José Medina Echeverria. México: Fondo de Cultura Economica, 1999, p. 834), que explica que a confiança no funcionamento da ordem jurídica e na administração constituem uma exigência vital do capitalismo.
  7. "Assim, partindo de Gadamer, Hesse mostra como o momento da pré-compreensão determina o processo de concretização: a concretização pressupõe a compreensão do conteúdo do texto jurídico a concretizar, a qual não cabe desvincular nem da pré-compreensão do intérprete nem do problema concreto a solucionar. O intérprete não pode captar o conteúdo da norma desde o ponto de vista quase arquimédico situado fora da existência histórica, senão unicamente desde a concreta situação histórica na qual se encontra, cuja elaboração (maturidade) conformou seus hábitos mentais, condicionando seus conhecimentos e seus pré-juízos." (STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica (em) crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2000, pág. 244.)
  8. Conforme a própria autarquia preconiza em seu site: http://www.ans.gov.br/index.php/aans/quem-somos/historico.
  9. Nesta obra, muito embora se trate de uma forma épica de descrição de um ideal de justiça, percebe-se nela a aplicação pura e ininterrupta da lógica se "a" é igual a "b" e "b" igual a "c", então "a" é igual a "c".
  10. Vide livro "Estruturas Lógicas e o Sistema de Direito Positivo", São Paulo: Noeses, 2005.
  11. Interessante destacar que, segundo Hobbes (2006), o papel do soberano é "estabelecer e promulgar normas, quer dizer, critérios de medida, gerais, de tal modo que cada pessoa saiba o que deve entender como próprio e como alheio, como justo e como injusto, como honesto e desonesto, bom e mau" (De cive, VI, 9). Essas normas "costumam ser chamadas de leis civis, ou seja, de leis do Estado, porque são ordens de quem detém a soberania no Estado".
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Kristian Rodrigo Pscheidt

Professor em Direito. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Especialista em Teoria Geral da Norma e Interpretação pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET/SP). L.L.M em Direito de Negócios pela FMU (2014). Especialista em Direito Tributário pelo Centro Universitário Curitiba (2010) . Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Advogado no S. B. Lewis Advogados & Consultores (www.lewis.adv.br)

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PSCHEIDT, Kristian Rodrigo. A balança jurídica do setor de saúde suplementar no Brasil. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 3095, 22 dez. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/20698. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos