Entenda a decisão do TJSP em conceder licença-maternidade para pai homoafetivo

03/02/2021 às 11:02
Leia nesta página:

Em recente decisão do TJSP, foi reconhecido o direito a um professor municipal, em casamento homoafetivo, o direito à licença-maternidade de 180 dias. Que sirva de farol aos demais Tribunais.

Em recente decisão do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), foi reconhecido a um professor municipal em casamento homoafetivo, o direito à licença-maternidade de 180 dias. A deliberação é um passo importante no reconhecimento aos atuais entendimentos jurídicos referentes à união homoafetiva e à multiparentalidade.

O voto do Tribunal foi reformador em relação à sentença do juiz de primeiro grau, pois, segundo o magistrado, o professor não seria mulher e, portanto, não deveria ser concedido o pedido, não cabendo ao Poder Judiciário alterar a lei, mas sim, ao Poder Legislativo. Não cabe questionar a base técnica do juiz, mas sim entender que, atualmente, o conceito de família mudou, uma vez que a sociedade também evoluiu.

A família é a base da sociedade, conforme consta no artigo 226 da Constituição Federal. Segundo o doutrinador Pablo Stolze: ‘’família é o núcleo existencial integrado por pessoas unidas por vínculo socioafetivo, teleologicamente vocacionada a permitir a realização plena dos seus integrantes’’. Com os avanços sociais, a mudança nos lares com os papéis pré-ordenados, movimentos feministas e LGBTQI+, o conceito familiar foi se ampliando e agregando outras formas, se adaptando aos conceitos modernos e se ajustando à necessidade social, ainda que as leis não acompanhem tal dinâmica social com a mesma velocidade.

Com isso, os avanços aos direitos dos casais homossexuais são garantidos majoritariamente pelo Poder Judiciário, visto que os parlamentares insistem em preconceitos e devaneios que punem aqueles que apenas querem ter seus direitos resguardados em lei, obedecendo principalmente os princípios constitucionais.

A decisão do TJSP em conceder a licença-maternidade aos pais, visa a corrigir a falta de amparo legal. O pai homoafetivo que desempenha a função materna não deve ter somente o direito de 5 a 20 dias de licença-paternidade concedido. Mas sim, o mesmo prazo que uma mulher poderia obter para cuidar do bebê recém-nascido. Não é privilégio, é respeitar o princípio da isonomia, dar dignidade ao pai para que possa cuidar do bebê com toda a assistência possível.

Portanto, a importância de conceder a licença-maternidade não deve ser apenas um direito reconhecido, mas também, o reconhecimento da entidade familiar e que esta, de fato, deve ser preservada e protegida resguardando o afeto, garantindo uma verdadeira proteção ao lar, independentemente de sexo, união, constituição de família. Os pilares dos princípios constitucionais devem ser assegurados a todos, sem qualquer distinção. A proteção deverá ser principalmente ao bebê que, com o fortalecimento do laço afetivo, estará assegurado. Não importa qual a constituição da unidade familiar, mas que seja carregada de afeto.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Matheus Lucca

Acadêmico do curso de Direito na Uninove, com experiência em Direito Constitucional, Administrativo e Ambiental.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos