Como localizar uma certidão de nascimento, casamento ou óbito de um parente, como avô, bisavó e outros?

CertidaoLecioliVasconcelos

Para realizar a pesquisa de localização de registros de nascimento, casamento e óbito nos CARTÓRIOS DA CAPITAL:

O interessado deverá dirigir-se ao 2ª Ofício de Registros Públicos, localizado no Fórum João Mendes – Praça da Sé, S/N – 22ª andar – sala 2207 – de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 19 h (público em geral), das 9 h às 19 h (advogados e estagiários identificados com a carteira da OAB). Para maiores e melhores esclarecimentos, entre em contato com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, setor de certidões, tel. 11 3117-2200.

Nos CARTÓRIOS DO INTERIOR DE SÃO PAULO:

O interessado deverá dirigir-se à Corregedoria Geral da Justiça – Praça Pedro Lessa, 61 – Anhangabaú – de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 19 h (público em geral), das 9 h às 19 h (advogados e estagiários identificados com a carteira da OAB). Maiores e melhores esclarecimentos entre em contato com a Corregedoria Geral, tel. 3313-5392 ou 3311-8366.

Qual é o prazo para o cartório entregar a certidão?
O cartório tem prazo de 05 (cinco) dias para a emissão de Certidão, o qual pode ser reduzido de acordo com a disponibilidade da serventia.

O que é preciso para pedir a segunda via da certidão de nascimento?
Para a certidão de nascimento, a pessoa precisa informar o nome, a data de nascimento e os nomes dos pais.

É preciso dizer onde a pessoa nasceu, para saber em qual cartório ela foi registrada.

É bom saber que, ao apresentar a cédula de identidade, isto poderá facilitar na pesquisa, porque a identidade costuma ter o número do livro e da folha do registro.

Qualquer pessoa pode pedir uma certidão no cartório?
A regra é a que qualquer pessoa pode requerer Certidão de um registro sem informar o motivo ou interesse do pedido. Em casos excepcionais, como adoção, o pedido de Certidão de Inteiro Teor (do assento todo) poderá exigir prévia autorização judicial.

Fonte: http://www.cartoriosp.com.br/


 


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Livraria