Distrato/Rescisão Contratual de imóvel na planta: Justiça paulista condena incorporadora BROOKFIELD na restituição de 100% sobre os valores pagos pelo comprador, à vista + correção e juros de 1% a.m.

17/10/2016 às 09:58
Leia nesta página:

Decisão da Comarca de Santo André em SP determinou a devolução integral dos valores pagos ao comprador, tendo em vista o atraso na conclusão e entrega do empreendimento, ultrapassando o prazo máximo previsto em contrato, acrescido de correção e juros.

Um casal de compradores de unidade residencial na planta no empreendimento denominado Condomínio Brookfield Century Plaza Living, em Santo André, perante a incorporadora Brookfield, obteve vitória total na Justiça paulista com a declaração de quebra do “Contrato de Compromisso de Venda e Compra de unidade autônoma” por culpa exclusiva da incorporadora, que não foi capaz de entregar o imóvel dentro do prazo máximo por ela estabelecido em contrato, obtendo a devolução à vista de 100% sobre os valores pagos em Contrato, acrescido de correção monetária desde cada pagamento (correção retroativa) + juros de 1% ao mês.

A aquisição do projeto de imóvel na planta ocorreu em dezembro de 2012, sendo certo que o prazo máximo para a entrega do imóvel era até o mês de janeiro de 2016, mas o auto de conclusão de obra ou “habite-se” somente foi expedido pela Prefeitura de Santo André em meados do ano e totalmente fora do prazo limite estabelecido em contrato.

Cansados de esperar pela entrega do imóvel, os compradores formalizaram o pedido de distrato, mas a incorporadora limitava-se a informar que dos valores pagos em contrato, devolveria somente o equivalente a 60% (sessenta por cento), obrigando-os a buscar auxílio perante o Poder Judiciário.

O escritório MERCADANTE ADVOCACIA ingressou com uma Ação de Rescisão Contratual perante o Foro da Comarca de Santo André, expondo a situação ao Juiz do caso e solicitando o desfazimento do negócio por culpa da incorporadora, bem como sua condenação na restituição integral dos valores pagos.

A Juíza de Direito da 06ª Vara Cível, Dra. Bianca Ruffolo Chojniak, em sentença datada de 06 de outubro de 2016, JULGOU PROCEDENTE a ação para rescindir o Contrato por culpa da incorporadora, condenando-a na restituição à vista de 100% (cem por cento) dos valores pagos em Contrato, acrescidos de correção monetária sobre cada um dos pagamentos e juros de 1% ao mês.

A Juíza fundamentou sua decisão no sentido de que ultrapassado o prazo máximo previsto em contrato para a conclusão e efetiva entrega da unidade, surge para o comprador o direito de solicitar a rescisão do negócio e a consequente restituição integral dos valores pagos, sem qualquer chance de retenção de parte dos valores.

Nas palavras da magistrada:

  • “Incontroverso que os autores celebraram com a requerida o instrumento particular de compromisso de venda e compra tendo como objeto a aquisição da unidade autônoma de nº 144, Bloco I, integrante do empreendimento “Condomínio Brookfield Century Plaza Living” (vide fls. 19/45).
  • De acordo com o quadro resumo do referido instrumento, o imóvel deveria ser entregue em julho de 2015, e com o prazo de tolerância de 180 dias previsto na cláusula 7.3.1.1 da avença (fls. 35), o prazo de entrega se estendeu até janeiro de 2016.
  • Os autores postulam a rescisão do contrato de compra e venda com a consequente devolução integral de todos os valores pagos, atribuindo à ré a culpa exclusiva pela rescisão, em decorrência do atraso na entrega da obra.
  • A ré, por sua vez, não se opõe ao pedido de rescisão, porém sustenta que a ela não pode ser atribuída culpa pelo rompimento do pacto, pretendendo, assim, que a rescisão seja decretada por vontade exclusiva dos requerentes e que os valores pagos sejam restituídos na forma do contrato.
  • O atraso na entrega da obra é incontroverso, tanto que a ré admite e comprova que o “habite-se” foi expedido somente em 30/06/2016 (fls. 150), ou seja, 5 (cinco) meses após o prazo máximo, previsto no contrato, que era em janeiro de 2016.
  • Superada a questão da efetiva ocorrência do atraso, resta analisar se configurado ou não justo motivo ou caso fortuito para a delonga, já que a ré argumenta que o atraso ocorreu, especialmente, pela falta de mão de obra especializada e de material de construção no mercado imobiliário, além de inúmeras obras civis realizadas nos últimos anos no País, e da burocracia do poder público.
  • A ré não trouxe aos autos qualquer demonstração acerca de suas alegações.
  • Ademais, mesmo que houvesse a comprovação da falta de mão de obra especializada, e de materiais de construção, tais fatos não afastariam a responsabilidade da requerida, pelo atraso na entrega da obra.
  • A burocracia do poder público também não justifica o atraso da obra.
  • Isto porque se trata de riscos inerentes à atividade que a requerida explora, os quais não podem ser transferidos aos interessados na aquisição de unidades.
  • Para fatos como aqueles alegados pela ré é que já existe o prazo de tolerância de 180 dias previsto no contrato.
  • Em suma, a requerida não conseguiu justificar o atraso na entrega da obra, depois de transcorrido o prazo de tolerância de 180 dias, caracterizando-se, assim, o descumprimento contratual, devendo, portanto, ser considerada culpada pela rescisão contratual, e pelos prejuízos decorrentes.
  • Assim sendo, o autor faz jus à rescisão contratual, com a devolução integral dos valores pagos.
  • Ademais, ao caso em tela, aplicam-se as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor.
  • Não pode prevalecer a devolução dos valores na forma prevista no contrato, pois a rescisão contratual se operou por culpa exclusiva da ré, em razão do atraso na entrega do imóvel.
  • Assim, a devolução dos valores deverá ser efetuada em parcela única, consoante preconiza a Súmula 2, do E. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:
  • “A devolução das quantias pagas em contrato de compromisso de compra e venda de imóvel deve ser feita de uma só vez, não se sujeitando à forma de parcelamento prevista para a aquisição”.
  • Por fim, os juros de mora sobre os valores pagos devem incidir a partir da citação.
  • Diante do exposto, julgo procedente a pretensão para: a) declarar rescindido o contrato de compra e venda firmado entre as partes, por culpa da ré, liberando o imóvel para venda a outro comprador; b) condenar a ré à restituição integral, e de uma só vez, de todos os valores comprovadamente pagos pelos autores. Os valores a serem devolvidos serão apurados em fase de execução, por simples cálculos aritméticos, e serão corrigidos monetariamente pela Tabela Prática do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desde a data de cada pagamento, com incidência de juros moratórios de 1% ao mês, desde a citação.”

Processo nº 1012351-19.2016.8.26.0554

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário e Rescisão de Contratos de Promessa de Venda e Compra de imóvel na planta)

www.mercadanteadvocacia.com

Gostou do artigo? Veja a íntegra da decisão judicial em:

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-atraso-na-entrega-pela-incorporadora/

* O texto apresentado tem caráter meramente didático, informativo e ilustrativo, não representando consultoria ou parecer de qualquer espécie ou natureza do escritório Mercadante Advocacia. O tema comentado é público e os atos processuais praticados foram publicados na imprensa oficial.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ivan Mercadante Boscardin

OAB/SP 228.082Advogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor • São Paulo (SP). Advogado atuante há mais de dez anos no Estado de São Paulo Formado pela Universidade São Judas Tadeu Especialista em: Direito Civil com ênfase em Direito Empresarial (IASP) Direito Processual Civil (PUC SP) Direito Imobiliário e Registral (EPD) Arbitragem nacional e estrangeira (USA/UK) Autor do livro: Aspectos Gerais da Lei de Arbitragem no Brasil Idiomas: Português e Inglês. E-mail: [email protected]: www.mercadanteadvocacia.com - Telefones: 11-4123-0337 e 11-9.4190-3774 (cel. Vivo) - perfil também visualizado em: ivanmercadante.jusbrasil.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos