Reflexos da Lei 13.021/14 (da assistência farmacêutica) sobre a cobertura dos planos de saúde

16/08/2014 às 16:53
Leia nesta página:

Todos sabemos que os "planos de saúde" buscam qualquer brecha para se esquivar da obrigação do custeio de algum medicamento. Para alguns, a nova Lei 13.021/14 trouxe uma nova brecha, mas, neste artigo, procuramos esclarecer que a obrigação permanece.

Recebemos diversas indagações de médicos e pacientes acerca de possíveis reflexos da Lei. 13.021/14 sobre a cobertura (por parte do plano de saúde) de medicamentos.

Inicialmente temos de diferenciar a "assistência farmacêutica" da "assistência médica", pois, embora ambas se encontrem em combate à moléstias, do ponto devista jurídico são completamente distintas e não se afetam, contudo, a referida lei traz a seguinte definição:

Art. 2o  Entende-se por assistência farmacêutica o conjunto de ações e de serviços que visem a assegurar a assistência terapêutica integral e a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos e privados que desempenhem atividades farmacêuticas, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.

A dúvida de muitos é se os "planos de saúde" não poderiam negar o custeio de medicamentos sob a alegação de que o contrato (de plano de saúde) prevê assistência médica e NÃO assistência farmacêutica, e, sendo o medicamento insumo da assistência farmacêutica nos termos da lei, estaria fora do campo de cobertura do contrato?

Note que a lei aponta o medicamento como insumo essencial da assistência farmacêutica sem, no entanto, exclui-lo da assistência médica, e nem poderia fazê-lo, afinal, são raros os tratamentos médicos que não dependem de medicamentos.

Assim, permanece a obrigação contratual de custear a assistência médica, nela compreendidos os medicamentos que se fizerem necessários para a recuperação, afinal, ao contratar o "plano" o segurado "compra" assistência médica para as doenças elencadas no Cadastro Internacional de Doenças (CID-10), não podendo o plano restringir quais tratamentos podem ser realizados para perseguir a cura ou melhora da qualidade de vida.

Por isso é importante que o médico assistente não deixe de prescrever o medicamento que julgar mais adequado para o caso, pois, ainda que importado e não elencado no Rol da ANS, a obrigação de custear a assistência médica permanece.

Diga-se de passagem, não só a assistência médica propriamente dita, mas também os honorários da equipe médica, ainda que não credenciada ao plano.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Francisco Tadeu Souza

Advogado especialista em Direito Médico, graduado pela PUC/SP e pós graduado pela Faculdade de Medicina do ABC, atuante em defesa de médicos perante os conselhos de classe e em ações cíveis e penais que tratem de erro médico, bem como em ações de pacientes contra planos de saúde e contra o estado para obter medicamentos (importados, experimentais e de alto custo) e tratamentos médicos. Autor do Blog Direito Médico.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos