Distrato/Rescisão Contratual: TJSP condena incorporadora KALLAS na devolução de 90% dos valores pagos + 100% da comissão de corretagem, acrescidos de correção monetária e juros de 1% a.m.

02/12/2015 às 17:16
Leia nesta página:

Analisando abuso de poder econômico da incorporadora para a correta e justa restituição dos valores ao comprador, o TJSP impôs à vendedora a devolução de 90% dos valores pagos, à vista, acrescidos de correção monetária retroativa e juros de 1% a.m.

Um comprador que havia adquirido uma unidade residencial perante a incorporadora KALLAS em empreendimento localizado na Cidade de São Paulo obteve vitória expressiva na Justiça paulista com a declaração de quebra do contrato por ato do próprio adquirente, que já não mais suportava arcar com as parcelas, além de obter a devolução à vista de 90% dos valores pagos em contrato + 100% dos valores pagos indevidamente a título de suposta comissão de corretagem, tudo acrescido de correção monetária retroativa desde a época de cada pagamento e juros legais de 1% ao mês até o momento da efetiva restituição pela incorporadora.

Inconformada com a condenação havida em primeira instância nos termos acima, a incorporadora decidiu interpor recurso de apelação perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, firme no argumento de que não seria parte legítima para devolver as comissões de corretagem, além de afirmar que o comprador deveria se sujeitar aos termos de restituição previstos no contrato de promessa de venda e compra.

O recurso foi devidamente processado e julgado pela 9ª Câmara de Direito Privado do TJSP, tendo como Relator a Desembargadora Silvia Sterman, a qual ponderando o seguinte na fundamentação:

Sobre a necessidade de manutenção da condenação da incorporadora à restituição de 90% dos valores pagos:

  • “Sustenta a apelante que a devolução deverá ficar condicionada às regras da Cláusula Oitava do instrumento particular, diante da culpa do adquirente pelo desfazimento do negócio, porém excluída a comissão de corretagem. Já o apelado sustenta que referida cláusula é abusiva e o valor a ser restituído deve corresponder à soma das parcelas pagas, inclusive os pagamentos efetuados a título de comissão de corretagem.
  • Pois bem. Aplica-se ao caso concreto o Código de Defesa do Consumidor, pois se trata de relação de consumo.
  • Ao que se verifica da Cláusula Oitava, item 23, do instrumento particular, a desistência por parte do comprador acarreta o ressarcimento, ao vendedor, de todas as despesas havidas a título de custo administrativo, bem como a incidência de multa de 10% sobre o valor correspondente à parte não adimplida do contrato, acarretando perda de parte das parcelas pagas, nos exatos termos do item 23.3, “a”, in verbis: “quando houver pagamento de até 8% (oito por cento) do valor atualizado da transação, a PROMITENTE VENDEDORA devolverá ela ao PROMITENTE COMPRADOR, por mera liberalidade, 10% (dez por cento) sobre os pagamentos realizados” (fls. 36); restituíveis não de imediato, mas de modo ali estipulado, de forma parcelada.
  • Cláusula dessa ordem, em matéria de compromisso e compra e venda, tem sido entendida como abusiva e inaceitável, à luz da regra cogente do artigo 53 do Código de Defesa do Consumidor.
  • Desta forma, o apelado tem direito à devolução de uma só vez das quantias efetivamente pagas, descontados apenas 10%, a título de despesas administrativas, conforme corretamente fixado na r. sentença.”

Sobre a alegação lançada pela incorporadora de ilegitimidade passiva para responder pela devolução das comissões de corretagem:

  • “O valor pago a título de corretagem também deve ser restituído.
  • Isto porque o apelado, interessado em adquirir um imóvel, foi atraído por propaganda realizada pela apelante e dirigiu-se ao “stand” de vendas montado pela alienante, com corretores contratados pela construtora/incorporadora, onde todo o aparato de propaganda e “marketing” está à disposição.
  • E, diante do que lhe foi apresentado, acabou por celebrar o contrato. Em regra, quando se pergunta sobre o preço nessas ocasiões, apresentam aos interessados uma “tabela” em que o preço da corretagem está “embutido” e, quando o negócio se efetiva, há a “cisão”, em que uma parte é destinada, de pronto, ao serviço de corretagem e de assessoria jurídica.
  • Tal postura, no entanto, ofende disposições legais, quais sejam, o artigo 722 do Código Civil e o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor.
  • Frise-se que o serviço de intermediação não foi, em nenhum momento, contratado pelo adquirente/consumidor, e sim pela alienante, esta sim única responsável pelo serviço de corretagem e de assessoria técnico imobiliária.
  • O valor cobrado a título de comissão de corretagem, portanto, é irregular e deverá ser devolvido integralmente ao autor.
  • Desta feita, sem razão a apelante quanto à pretensão de exclusão do valor a título de comissão de corretagem.
  • E nem se alegue com a impossibilidade de condenar a apelante por aquilo que não teria recebido, mas terceiro, porquanto beneficiou-se do valor pago a título de corretagem e, agora, tem a obrigação de ressarci-o ao apelado, tal como reconhecido na r. sentença.”

Condenação final:

Por votação unânime dos Desembargadores, a 9ª Câmara de Direito Privado do TJSP negou provimento ao recurso da incorporadora para o fim de manter a rescisão do Contrato por ato do comprador, amparado pela súmula nº 1 do Tribunal de Justiça de São Paulo, além de condenar a KALLAS na restituição à vista de 90% de TODOS os valores pagos em Contrato, bem como a restituição integral dos valores indevidamente pagos a título de suposta comissão de corretagem, eis eu manifestamente ilegal, tudo acrescido de correção monetária sobre cada um dos pagamentos e juros de 1% ao mês até a data da efetiva devolução pela empresa.

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário e Rescisão de Contratos de Promessa de Venda e Compra de imóvel na planta)

www.mercadanteadvocacia.com

Gostou do artigo? Veja a íntegra da decisão judicial em:

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-ato-do-comprador/

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ivan Mercadante Boscardin

OAB/SP 228.082Advogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor • São Paulo (SP). Advogado atuante há mais de dez anos no Estado de São Paulo Formado pela Universidade São Judas Tadeu Especialista em: Direito Civil com ênfase em Direito Empresarial (IASP) Direito Processual Civil (PUC SP) Direito Imobiliário e Registral (EPD) Arbitragem nacional e estrangeira (USA/UK) Autor do livro: Aspectos Gerais da Lei de Arbitragem no Brasil Idiomas: Português e Inglês. E-mail: [email protected]: www.mercadanteadvocacia.com - Telefones: 11-4123-0337 e 11-9.4190-3774 (cel. Vivo) - perfil também visualizado em: ivanmercadante.jusbrasil.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos