Distrato/Rescisão Contratual de imóvel na planta: Justiça condena incorporadora ROSSI na restituição de 90% sobre os valores pagos pela compradora

05/12/2016 às 15:08
Leia nesta página:

Decisão do Foro Regional do Jabaquara em SP ressalta entendimento unânime da jurisprudência contemporânea e impõe à incorporadora devolução parte expressiva dos valores pagos ao consumidor, à vista, acrescido de correção monetária retroativa e juros de 1%

Uma adquirente de unidade residencial na planta no empreendimento denominado Condomínio Rossi Mais Reserva Jaguaré, em São Paulo, perante a incorporadora Rossi (o nome da SPE era: Empreendimento Imobiliário Jaguaré SPE Ltda.), obteve vitória na Justiça paulista com a declaração de quebra do “Instrumento Particular de Compromisso de Compra e Venda” por ato da própria adquirente, que já não mais desejava arcar com o pagamento das parcelas contratuais, obtendo a devolução à vista de 90% sobre os valores pagos em Contrato, acrescido de correção monetária retroativa desde cada pagamento das parcelas e juros legais de 1% (um por cento) ao mês.

A aquisição do projeto de imóvel na planta ocorreu em dezembro de 2011, quando então a pretensa compradora assinou o contrato perante a incorporadora. Passados cerca de 3,5 anos pagando as parcelas, decidiu não mais seguir com o contrato e procurou a vendedora para obter a devolução dos valores pagos.

Porém, a incorporadora informou que devolveria somente o equivalente a irrisórios 15% (quinze por cento) dos valores pagos em contrato. Inconformada com a resposta obtida perante a vendedora, a compradora procurou o Poder Judiciário.

O escritório MERCADANTE ADVOCACIA ingressou com uma Ação de Rescisão Contratual perante o Foro Regional do Jabaquara de São Paulo, expondo a situação ao Juiz do caso e solicitando o desfazimento do negócio por ato da adquirente, bem como a condenação da incorporadora na restituição de parte considerável dos valores pagos.

A Juíza de Direito da 03ª Vara Cível, Dra. Ana Luiza Villa Nova, em sentença datada de 21 de novembro de 2016, JULGOU PARCIALMENTE PROCEDENTE a ação para rescindir o Contrato por ato da compradora, amparada pela súmula nº 1 do Tribunal de Justiça de São Paulo, além de condenar a incorporadora na restituição à vista de 90% (noventa por cento) dos valores pagos devidamente corrigidos e acrescido de juros de 1% (um por cento) ao mês.

A Juíza fundamentou sua sucinta decisão no sentido de que é perfeitamente possível a extinção do negócio de forma unilateral por iniciativa do comprador, especialmente quando se está diante de matéria protegida pelas diretrizes do Código de Defesa do Consumidor, sendo certo que a incorporadora deve restituir parte considerável dos valores pagos.

Nas palavras da magistrada:

  • “É caso de julgamento antecipado da lide, nos termos do artigo 355, inciso I, do Código de Processo Civil.
  • Afasto a preliminar de ilegitimidade passiva arguida. No julgamento do Recurso Especial nº 1.551.968 – SP (2015/0216178-3) relatado pelo Ministro Paulo De Tarso Sanseverino, ficou decidido que a incorporadora tem legitimidade passiva, na condição de "promitente vendedora", para responder a demanda em que é pleiteada promitente-comprador a restituição dos valores pagos a título de comissão de corretagem e taxa "Sati".
  • Quanto ao mérito, no que diz respeito à rescisão do compromisso de compra e venda, a controvérsia versa sobre o percentual a ser aplicado para fins de devolução dos valores pagos pela autora, pois esta sustenta que faz jus à restituição do equivalente a 90% e a ré vendedora sustenta que deve ser observada a cláusula contratual que estabelece os percentuais incidentes para a hipótese de rescisão contratual de acordo com a proporção dos valores pagos, e que no caso em tela é devido o corresponde a 15% à autora, ou que alternativamente se retenha no mínimo 25% sobre o total pago.
  • A jurisprudência é dominante no sentido de que cláusula desta natureza é abusiva e desproporcional, pois coloca o consumidor em exagerada desvantagem, ainda mais por se tratar de contrato de adesão, no qual não há possibilidade de ser negociado de outra forma.
  • Destarte, a cláusula invocada pela ré afronta o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor.
  • Além disso, e mesmo que a rescisão decorra da desistência da autora e não de descumprimento de obrigação pela ré, não se vê justificativa para a retenção no percentual estabelecido, de modo que a retenção de 10% do valor total pago e devolução de 90%, considerando ainda que a autora não usufruiu o bem, que os custos com propaganda e comercialização são de competência do vendedor que ademais disponibilizará o imóvel novamente para venda, mostra-se justa e razoável, suficiente para ressarcimento das despesas administrativas suportadas pela ré e evitar prejuízos decorrentes da rescisão.
  • Neste sentido, além dos vários precedentes trazidos na inicial, destaco os seguintes julgados do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo: Apelação nº 1010700-15.2014.8.26.0006 3ª Câmara de Direito Privado j. 24/2/16 Rel. Viviani Nicolau e Apelação nº 1014781-98.2014.8.26.0008 6ª Câmara de Direito Privado j. 10/3/16 Rel. José Roberto Furquim Cabella, na qual é mencionada a Apelação nº 0031052-65.2010.8.26.0000 da mesma Câmara, Rel. Des. Paulo Alcides.
  • Neste mesmo sentido dispõe a Súmula 543 do STJ: "Na hipótese de resolução do contrato de promessa de compra e venda de imóvel submetido ao Código de Defesa do Consumidor, deve ocorrer a imediata restituição das parcelas pagas pelo promitente comprador integralmente, em caso de culpa exclusiva do promitente vendedor/construtor, ou parcialmente, caso tenha sido o comprador quem deu causa ao desfazimento."
  • No mais, não se controverte e o documento de fls.95 comprova que a ré foi notificada no dia 27/11/15 acerca da intenção da autora de rescindir o contrato e suspender o pagamento da última parcela, assim sendo, do valor total pago até o momento em que foi pedida a rescisão do contrato de compra e venda do imóvel, será devida a restituição de 90% e que corresponde a R$ 96.628,39 - não há controvérsia sobre o valor total pago indicado pela autora, que instruiu a inicial com os documentos comprobatórios, não impugnados pela ré – cujo pagamento deverá ser realizado em parcela única. Os juros de mora decorrem de relação contratual, portanto, o termo inicial é a data da citação válida e a correção monetária desde o desembolso de cada parcela incidirá com base no índice previsto na Tabela Prática do Tribunal de Justiça de São Paulo.
  • Quanto à restituição dos valores pagos a título de comissão de corretagem e taxa "Sati" a pretensão está prescrita.
  • Com efeito, o julgamento do recurso especial repetitivo nº 1.551.956 – referente ao Tema 938 do STJ, relatado pelo Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, o prazo prescricional sobre a pretensão de restituição dos valores pagos a título de comissão de corretagem ou de serviço de assistência técnico-imobiliária é de 3 (três) anos.
  • No caso em tela, o compromisso de compra e venda e a cobrança destes serviços foram formalizados em dezembro de 2011 e esta ação foi ajuizada somente em 17/12/15, portanto, após o decurso do prazo prescricional de 3 (três) anos.
  • Isto posto e considerando o mais que dos autos consta, JULGO PROCEDENTE EM PARTE a ação, para declarar a rescisão do contrato e a inexigibilidade da última parcela, e para condenar a ré a devolver à autora o valor correspondente a 90% do total pago do preço do imóvel, ou seja, R$ 96.628,39 (noventa e seis mil, seiscentos e vinte e oito reais e trinta e nove centavos) em parcela única, com correção monetária desde o desembolso com base no índice previsto na Tabela Prática do Tribunal de Justiça de São Paulo, e juros de mora de 1% ao mês desde a citação.”

Processo nº 1022084-47.2015.8.26.0003

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário e Rescisão de Contratos de Promessa de Venda e Compra de imóvel na planta)

www.mercadanteadvocacia.com

Gostou do artigo? Veja a íntegra da decisão judicial em:

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-ato-do-comprador/

* O texto apresentado tem caráter meramente didático, informativo e ilustrativo, não representando consultoria ou parecer de qualquer espécie ou natureza do escritório Mercadante Advocacia. O tema comentado é público e os atos processuais praticados foram publicados na imprensa oficial.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ivan Mercadante Boscardin

OAB/SP 228.082Advogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor • São Paulo (SP). Advogado atuante há mais de dez anos no Estado de São Paulo Formado pela Universidade São Judas Tadeu Especialista em: Direito Civil com ênfase em Direito Empresarial (IASP) Direito Processual Civil (PUC SP) Direito Imobiliário e Registral (EPD) Arbitragem nacional e estrangeira (USA/UK) Autor do livro: Aspectos Gerais da Lei de Arbitragem no Brasil Idiomas: Português e Inglês. E-mail: [email protected]: www.mercadanteadvocacia.com - Telefones: 11-4123-0337 e 11-9.4190-3774 (cel. Vivo) - perfil também visualizado em: ivanmercadante.jusbrasil.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos