Distrato/Rescisão Contratual do compromisso de venda e compra de imóvel na planta: Justiça de São Paulo condena incorporadora PDG por atraso na entrega de imóvel e impõe restituição de 100% dos valores pagos, à vista + correção monetária e juros de 1%

20/07/2016 às 13:24
Leia nesta página:

Decisão da justiça paulista caracterizou o atraso exclusivo cometido pela incorporadora para a entrega do imóvel ao ao consumidor, condenando-a na devolução à vista de todos os valores pagos, acrescidos de correção monetária e juros de 1% ao mês. Saiba +

Processo nº 1040341-23.2015.8.26.0100

Um casal de compradores no empreendimento residencial Condomínio Lisse Residence, em São Paulo, perante a incorporadora PDG, obteve ganho total de causa na primeira instância, através da declaração judicial de rescisão do Contrato Particular de Compromisso de Compra e Venda de unidade autônoma por culpa exclusiva da incorporadora, que atrasou a entrega do empreendimento após o término do prazo de tolerância de 180 dias, obtendo a condenação da incorporadora na restituição de 100% dos valores pagos em Contrato, além dos valores pagos no início da compra a título de supostas comissões de corretagem, tudo com correção monetária desde cada pagamento, além de juros legais de 1% ao mês até a data da efetiva restituição.

Os adquirentes acreditavam que a obra seria concluída dentro do prazo máximo previsto em Contrato pela incorporadora PDG até o mês de maio de 2015. Entretanto, a obra atrasou substancialmente, ultrapassando em vários meses o prazo limite previsto no compromisso de compra e venda, o que gerou a perda do interesse dos compradores na continuidade do negócio.

Procuraram em vão a incorporadora para solicitar o distrato amigável do negócio e a devolução dos valores pagos sem sucesso, na medida em que o depto. financeiro da incorporadora limitava-se em informar que somente uma parte dos valores é que seria restituída, sem qualquer correção monetária sobre os valores.

Sem saída amigável perante a incorporadora, os adquirentes decidiram procurar auxílio no Poder Judiciário. O escritório MERCADANTE ADVOCACIA ingressou com ação de rescisão contratual, através da qual explicou a situação de inequívoco atraso na entrega do empreendimento por culpa da incorporadora, bem como as tentativas infrutíferas da compradora para a obtenção do distrato amigável do negócio e restituição dos valores anteriormente pagos.

Citada para responder o processo, a incorporadora PDG limitou-se a afirmar que o atraso na conclusão do empreendimento decorreu de fatores externos, tais como: falta de mão-de-obra, material na construção civil e porque teria havido demora além do previsto para obtenção das licenças necessárias à conclusão da obra.

A Juíza de Direito da 08ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo, Dra. Vanessa Ribeiro Mateus, JULGOU PROCEDENTE a ação para rescindir o Contrato por culpa da incorporadora, condenando-a na restituição à vista de 100% (cem por cento) dos valores pagos em Contrato, incluindo os valores pagos no estande de vendas e que foram destinados a supostas comissões de corretagem, à vista e acrescidos de correção monetária sobre cada um dos pagamentos (correção retroativa) e juros de 1% ao mês.

A Juíza fundamentou sua decisão no sentido de que pelo atraso cometido na entrega por culpa exclusiva da vendedora, mostra-se de rigor a restituição total dos valores pagos, sem nenhuma retenção.

Nas palavras da magistrada:

  • “A questão fática posta nos autos é de extrema simplicidade e não foi controvertida pelas partes: o contrato foi regularmente celebrado, entre partes maiores e capazes, e a rescisão contratual deve ser atribuída à ré.
  • Esta, em defesa, reconheceu o atraso na entrega da obra atribuindo-o à ocorrência de caso fortuito e força maior. A excludente, contudo, não lhe socorre.
  • A finalização das obras excedeu o prazo contratualmente previsto, mesmo admitida a cláusula de tolerância. A ocorrência de contratempos que independeram de sua vontade, caracterizando caso fortuito ou força maior, problemas de logística e falta de mão de obra não são dotados da imprevisibilidade típica da força maior; tais fatos são riscos do empreendimento, absolutamente conhecidos e previsíveis, que não podem ser repassados ao consumidor.
  • Há responsabilidade da ré pelo descumprimento contratual, portanto. Já analisada a culpa da construtora pelo atraso na obra, impõe-se a rescisão, não resistida, bem como a devolução integral dos valores pagos. A retenção de parte do pagamento somente pode ser aplicada quando a rescisão decorrer de desistência. Não é o que ocorre no caso sob luzes, em que a rescisão se dá por descumprimento contratual, operando-se a necessidade de devolução das partes ao status quo ante. A correção monetária e os juros de mora serão calculados desde o efetivo desembolso de cada prestação.
  • Não obstante, a rescisão se deu por culpa da ré, que deve indenizar integralmente os prejuízos sofridos pelos autores. Assim, ainda que a comissão de corretagem fosse devida - como entendemos que é -, não pode o autor arcar com o custo dela decorrente, já que rescindido o contrato por inadimplemento da requerida. O retorno ao status quo ante pressupõe a devolução da verba de corretagem.
  • E a devolução das parcelas deve se dar de uma só vez, nos termos da Súmula n. 02 também do Tribunal de Justiça de São Paulo: "A devolução das quantias pagas em contrato de compromisso de compra e venda de imóvel deve ser feita de uma só vez, não se sujeitando à forma de parcelamento prevista para a aquisição".
  • Ante o exposto, julgo procedente a ação para declarar rescindido o contrato celebrado entre as partes e condenar a ré PDG Spe 19 Empreedimentos Imobiliários Ltda a devolver ao autor, de uma só vez, a integralidade da importância paga pelo comprador, inclusive a quantia destinada à corretagem, com correção monetária das datas dos efetivos desembolsos e juros a partir da citação. Em consequência, julgo extinto o processo com fundamento no art. 269, I, do Código de Processo Civil.”

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário e Rescisão de Contratos de Promessa de Venda e Compra de imóvel na planta)

www.mercadanteadvocacia.com

Gostou do artigo? Veja a íntegra da decisão judicial em:

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-atraso-na-entrega-pela-incorporadora/

* O texto apresentado tem caráter meramente didático, informativo e ilustrativo, não representando consultoria ou parecer de qualquer espécie ou natureza do escritório Mercadante Advocacia. O tema comentado é público e os atos processuais praticados foram publicados na imprensa oficial.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ivan Mercadante Boscardin

OAB/SP 228.082Advogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor • São Paulo (SP). Advogado atuante há mais de dez anos no Estado de São Paulo Formado pela Universidade São Judas Tadeu Especialista em: Direito Civil com ênfase em Direito Empresarial (IASP) Direito Processual Civil (PUC SP) Direito Imobiliário e Registral (EPD) Arbitragem nacional e estrangeira (USA/UK) Autor do livro: Aspectos Gerais da Lei de Arbitragem no Brasil Idiomas: Português e Inglês. E-mail: [email protected]: www.mercadanteadvocacia.com - Telefones: 11-4123-0337 e 11-9.4190-3774 (cel. Vivo) - perfil também visualizado em: ivanmercadante.jusbrasil.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos