Distrato/Rescisão Contratual de imóvel na planta: TJSP condena incorporadora TIBÉRIO na restituição de 90% sobre os valores pagos pelo comprador

10/08/2016 às 11:21
Leia nesta página:

Decisão da segunda instância reformou integralmente sentença de improcedência e impôs a incorporadora a devolução de parte expressiva dos valores pagos ao comprador de imóvel na planta, à vista, acrescido de correção monetária retroativa e juros de 1% a.m

Uma compradora de imóvel residencial na planta perante a incorporadora TIBÉRIO, obteve vitória total perante a segunda instância da Justiça Estadual Paulista, obtendo a devolução à vista de 90% sobre os valores pagos em Contrato, acrescido de correção monetária desde cada pagamento (correção retroativa) + juros de 1% ao mês.

Impossibilitada de continuar os pagamentos das parcelas perante a incorporadora, a compradora tentou um acordo amigável com a empresa, porém, esta se limitava a restituir uma pequena parte dos valores pagos.

Inconformada com a resposta da incorporadora, a compradora optou por buscar auxílio no Poder Judiciário.

Em primeira instância, a ação fora julgada improcedente pelo Juiz de Direito que se apresenta sob o nome de “Og” Cristian Mantuan, motivando a interposição de recurso de apelação pela consumidora.

Recurso distribuído à 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tendo como Relator o Desembargador Viviani Nicolau.

No entendimento dos Desembargadores, a sentença de primeira instância não poderia prosperar na forma em que fundamentada pelo Juiz de Direito da primeira instância, pois é direito do consumidor obter a rescisão judicial do negócio no Poder Judiciário e a restituição de parte significativa dos valores pagos, motivo pelo qual a sentença foi integralmente modificada para fazer constar a condenação da incorporadora na devolução à vista do equivalente a 90% (noventa por cento).

Nas palavras do Desembargador Relator:

  • “A apelante pugna pela reforma da sentença para condenação da ré à devolução de 90% dos valores, pela rescisão do compromisso de compra e venda celebrado entre as partes.
  • A apelada, por sua vez, afirma que a apelante foi culpada pelo descumprimento contratual, de modo que a devolução dos valores pagos deve se dar na forma prevista pelo contrato.
  • O inadimplemento das parcelas pactuadas, que deu ensejo à rescisão, ficou incontroverso nos autos. A autora não obteve o financiamento dentro prazo pactuado, de modo que a apelada estava autorizada a rescindir o contrato, independentemente da tentativa daquela, por meio de sua filha, de obtenção de um novo financiamento.
  • Também não é possível atribuir culpa à apelada, no caso dos autos, pela demora ou impossibilidade na concessão do financiamento, uma vez que prova alguma foi produzida neste sentido.
  • Por outro lado, a previsão contratual de retenção de parcela significativa dos valores pagos pela adquirente afigura-se abusiva.
  • Com efeito, as cláusulas mencionadas autorizariam a apelada a reter 12% do valor total do imóvel, subtrair despesas sobre rubricas diversas, e ainda deduzir 30% do valor resultante a título de “indenização pré-fixada” para a qual não há justificativa.
  • No caso dos autos, o documento de fls. 39, produzido pela ré, dá conta que até a data da rescisão foram pagos R$ 48.461,61 do preço do imóvel, e que, da aplicação dos critérios acima previstos, a devolução seria feita no montante de R$ 13.199,99, o que implicaria na devolução de menos de 30% dos valores pagos.
  • Desta forma, as cláusulas mencionadas impõem ao adquirente a perda desproporcional dos valores pagos, em nítida contrariedade com o disposto no art. 51, inc. IV do Código de Defesa do Consumidor e com a Súmula nº 1 deste Tribunal.
  • Portanto, ainda que a resolução do contrato tenha ocorrido por impossibilidade financeira da autora, a penalidade contratual deve ser afastada, ante sua nítida abusividade. Da mesma forma, é abusiva a pretensão de que este percentual recaia sobre o valor total do imóvel.
  • No caso dos autos, a adquirente sequer chegou a ser imitida na posse do bem. Desde a rescisão do contrato, portanto, está a apelada livre para negociar a mesma unidade com outros potenciais adquirentes.
  • Nestas condições, a retenção de 10% dos valores pagos é suficiente para indenizar a vendedora pelos gastos com publicidade e demais despesas de comercialização do imóvel.
  • Portanto, o recurso comporta provimento para condenar a ré à devolução de 90% do total pago pela autora para aquisição do imóvel. Os valores deverão ser acrescidos de correção monetária pela Tabela Prática deste Tribunal de Justiça a partir de cada desembolso, além de juros de mora de 1% ao mês a partir da citação.”

Processo nº 1063172-02.2014.8.26.0100

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário e Rescisão de Contratos de Promessa de Venda e Compra de imóvel na planta)

www.mercadanteadvocacia.com

Gostou do artigo? Veja a íntegra da decisão judicial em:

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-ato-do-comprador/

* O texto apresentado tem caráter meramente didático, informativo e ilustrativo, não representando consultoria ou parecer de qualquer espécie ou natureza do escritório Mercadante Advocacia. O tema comentado é público e os atos processuais praticados foram publicados na imprensa oficial.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ivan Mercadante Boscardin

OAB/SP 228.082Advogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor • São Paulo (SP). Advogado atuante há mais de dez anos no Estado de São Paulo Formado pela Universidade São Judas Tadeu Especialista em: Direito Civil com ênfase em Direito Empresarial (IASP) Direito Processual Civil (PUC SP) Direito Imobiliário e Registral (EPD) Arbitragem nacional e estrangeira (USA/UK) Autor do livro: Aspectos Gerais da Lei de Arbitragem no Brasil Idiomas: Português e Inglês. E-mail: [email protected]: www.mercadanteadvocacia.com - Telefones: 11-4123-0337 e 11-9.4190-3774 (cel. Vivo) - perfil também visualizado em: ivanmercadante.jusbrasil.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos