O planejamento estratégico na prevenção de acidentes no trabalho: todos saem ganhando

Exibindo página 2 de 3
28/01/2015 às 12:47
Leia nesta página:

4.. OS FATORES GERADORES E AS PRINCIPAIS CAUSAS DOS ACIDENTES DO TRABALHO

Conforme Barros Jr.(apud MENDES, 2011, p. 9) à respeito do acidente do trabalho,

O acidente de trabalho é um dos principais focos de atenção do Ministério do Trabalho e Emprego. Preveni-lo, evitá-lo, eliminar a possibilidade de sua ocorrência são nossas prioridades. Um acidente de trabalho causa sofrimentos à família, prejuízos à empresa e ônus incalculáveis ao Estado. Tais eventos não devem ocorrer, essa é uma de nossas regras fundamentais. Um acidente começa muito antes da concepção do processo de produção e da instalação de uma empresa. O projeto escolhido, as máquinas disponibilizadas e as demais escolhas prévias já influenciam a probabilidade de acidentes de trabalho.

Segundo a NBR 14280 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, os acidentes são ocasionados pelos três fatores a seguir:

  • Fator pessoal de insegurança ou fator pessoal: causa relativa ao comportamento humano, que pode levar à ocorrência do acidente ou prática do ato inseguro. Ex:. Falta de conhecimento, falta de experiência ou de especialização, fadiga, alcoolismo e toxicomania, etc.
  • Ato inseguro: ação ou omissão que, contrariando preceito de segurança, pode causar ou favorecer a ocorrência de acidente. Ao ato inseguro é a causa fundamental da maioria dos acidentes. Alguns estudiosos atribuem percentual superior a 90% aos fatores ligados à falha humana. Ex:. Usar equipamento de maneira imprópria, usar material ou equipamento fora de sua finalidade, sobrecarregar (elevadores, andaimes, veículos, etc.), trabalhar ou operar à velocidade insegura, correr, saltar de ponto elevado de veículo ou de plataforma, etc.
  • Condição ambiente de segurança (condição ambiental insegura): é a condição do meio que causou o acidente ou contribuiu para que o mesmo ocorresse. Incluem desde a atmosfera do local de trabalho até as instalações, equipamentos, substâncias e métodos de trabalho empregados.            

Principais causas dos acidentes no trabalho

Estudos nacionais e internacionais informam que a maioria dos acidentes e das doenças decorrentes do trabalho ocorrem, segundo Damasceno (2005, p.55), principalmente por:

  • Falta de planejamento e gestão gerencial compromissada com o assunto;
  • Descumprimento da legislação;
  • Desconhecimento dos riscos existentes no local de trabalho;
  • Inexistência de orientação, ordem de serviço ou treinamento adequado;
  • Falta de arrumação e limpeza;
  • Utilização de drogas no ambiente de trabalho;
  • Inexistência de avisos, ou sinalização sonora ou visual sobre os riscos;
  • Prática do improviso (jeitinho brasileiro) e pressa;
  • Utilização de máquinas e equipamentos ultrapassados ou defeituosos;
  • Utilização de ferramentas gastas ou inadequadas;
  • Iluminação deficiente ou inexistente;
  • Utilização de escadas, rampas e acessos sem proteção coletiva adequada;
  • Falta de boa ventilação ou exaustão de ar contaminado;
  • Existência de radiação prejudicial à saúde;
  • Utilização de instalações elétricas precárias ou defeituosas;
  • Presença de ruídos, vibrações, calor ou frio excessivos; e
  • Umidade excessiva ou deficitária.

5. A GESTÃO ESTRATÉGICA E A PREVENÇÃO DOS ACIDENTES NO TRABALHO

A incorporação das boas práticas através de uma gestão estratégica a fim de garantir a saúde e segurança no trabalho, contribuir para uma maior proteção contra os riscos presentes no ambiente laboral, prevenindo e reduzindo os acidentes e doenças, pode resultar em uma significativa redução de custos e prejuízos e, por consequencia, tornar a empresa mais competitiva.

Além da redução dos custos, a gestão pode, através de um planejamento estratégico, ainda criar estratégias de auxílio na sensibilização de todos, desenvolvendo uma consciência coletiva de respeito à integridade física e melhoria contínua do ambiente laboral.

5.1. A estratégia

Estratégia, para Quinn (apud MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2006, p. 29), é “o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo crescente”.

Considera-se como meta (ou objetivo) os resultados almejados, bem como a delimitação temporal para que eles sejam atingidos; Considera-se como políticas as regras ou diretrizes que expressam os limites dentro dos quais as ações devem ocorrer, e; Considera-se como programas, a sequência de etapas, ou o passo a passo das ações necessárias ao alcance dos principais objetivos e expressam como serão alcançados dentro dos limites pré-estabelecidos pela política.

A seguir, pode-se apreciar um gráfico sintetizando um plano básico:

img 2x

Fonte: SELEME (2011) com adaptações feitas pela autora

Para que se torne possível a elaboração de um plano é necessário que, preliminarmente seja feita a análise das condições de trabalho e avaliação dos riscos à fim saber-se como a empresa está no momento em relação ao que se intenciona mudar. Um exemplo básico, no caso da segurança no trabalho, seria:

  • O diagnóstico inicial para se conhecer as características da empresa, de seus trabalhadores, bem como do ambiente de trabalho;
  • Mapeamento dos processos de produção e das atividades relacionadas para que se conheça suas principais etapas;
  • Avaliação dos riscos para identificação das fontes de perigo e estimar os riscos a elas associados;
  • Identificação das medidas preventivas existentes e sua eficácia no que se relaciona à proteção coletiva e individual, organização do trabalho, higiene e conforto;
  • Conhecimento dos indicadores de saúde, indicados pelas queixas dos trabalhadores, acidentes ocorridos, doenças diagnosticadas e causas mais frequentes de ausência ao trabalho;
  • Identificação dos requisitos legais e outros, à fim de verificar-se a situação em que a empresa  encontra-se em relação à legislação e aos acordos e/ou contratos firmados;
  • Elaboração do mapa de riscos.

Avaliação e mapeamento dos riscos

O local de trabalho constitui a área de ação da higiene do trabalho, envolvendo aspectos ligados à exposição do organismo humano à agentes externos, como o ruído, a temperatura, a umidade, a luminosidade e os equipamentos de trabalho (WACHOWICZ,2007, p.1).

No que se relaciona à avaliação dos riscos, é necessário preliminarmente estimar-se e/ou quantificar a magnitude dos riscos existentes no ambiente, a fim de se decidir se os mesmos são ou não toleráveis.

Os riscos ambientais são tecnicamente classificados como:

  • Riscos físicos – Os agentes ou fatores ambientais que podem provocar danos são: Ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões anormais e umidade;
  • Riscos químicos -           Os agentes são substâncias que podem contaminar o ambiente e provocar danos são: Poeira, fumo, névoa, neblina, gases, vapores, substâncias, compostos, outros produtos químicos, etc...
  • Riscos biológicos – Os agentes estão relacionados ao contato do trabalhador com vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos e outros microrganismos;
  • Riscos ergonômicos – Os fatores estão relacionados à tarefas, à organização e às relações laborais, ao esforço intenso, levantamentos e transportes manuais de peso, mobiliário inadequado, posturas incorretas, controle rígido de tempo para a produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turnos e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade, situações causadoras de estresse, etc...
  • Riscos de acidentes – Os fatores estão relacionados aos arranjos físicos inadequados, pisos irregulares, material ou matéria-prima fora de especificação, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas impróprias ou defeituosas, iluminação inadequada, instalações elétricas com defeitos, possibilidade de incêndio ou explosão, armazenamentos inadequados, animais peçonhentos e outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.

Uma modalidade simples que compõem a avaliação preliminar é o Mapa de Riscos, que é a representação gráfica, conforme tabela de classificação dos riscos ambientais, inserida sobre a planta de layout do ambiente laboral; nele são representados por meio de círculos de diferentes cores (que representam o tipo de risco) e diferentes tamanhos (que representam a gravidade ou intensidade) os riscos aos quais os trabalhadores estarão expostos. Dentro dos círculos deve ser anotado o número de trabalhadores expostos, a especificação do agente (Ex:. amônia, repetitividade, ritmo excessivo, ...).

Um dos benefícios do mapeamento dos riscos é a facilitação da gestão da saúde e da segurança no trabalho e da conscientização quanto ao uso adequado das medidas e dos equipamentos de proteção individual (dispositivo de uso individual à proteção de uma pessoa) e coletiva (medida ou dispositivo, sinal, imagem, som, instrumento ou equipamento destinado à proteção de uma ou mais pessoas), que se constituem em itens legalmente obrigatórios na prevenção de acidentes.

Alguns questionamentos que poderão auxiliar no levantamento dos riscos são:

  • O empregado está exposto à fontes de perigo?
  • O empregado está em contato com a fonte de perigo?
  • Qual o tempo e a frequência de contato entre o trabalhador e a fonte de perigo?

Quanto maior for o tempo e/ou frequência de exposição ou contato com a fonte de perigo, maior será o risco.

  • Qual a distância entre o trabalhador e a fonte de perigo?

Quanto mais próximo o trabalhador da fonte de perigo, maior será o risco.

Para as avaliações quantitativas é necessário o uso de um método científico e a utilização de instrumentos e equipamentos apropriados para a medição dos riscos.

Feita a análise preliminar das condições de trabalho, é possível definir os objetivos e as metas, em consonância com “o aonde” a diretoria da empresa quer chegar, em relação à saúde e à segurança no trabalho.

Uma vez definidos os objetivos e as metas, é necessário programar as etapas em que esse processo se dará, bem como a sequência de realizações necessárias ao seu cumprimento, tudo dentro dos limites estabelecidos.

Algumas etapas sugeridas por Damasceno (2005, p.18) para este processo seriam:

  • Controle operacional, medição e monitoramento, para estabelecer o ciclo básico de gerenciamento de saúde e segurança no trabalho, constituído pelos seguintes passos: reconhecimento, antecipação, avaliação, prevenção e controle;
  • Implementação dos programas de gestão, para atingir os objetivos e metas estabelecidos na etapa anterior, às pessoas responsáveis, os recursos envolvidos e os prazos; e
  • Tratamento de desvios, incidentes, acidentes, doenças, ações emergenciais, corretivas e preventivas ou mitigadoras, para garantir que a gestão de saúde e a segurança no trabalho estão implementadas e mantidas na empresa.

5.1.1. Eficiência da estratégia

Para que a estratégia seja eficiente, segundo Seleme (2011, p.5) é necessário que as seguintes condições sejam contempladas:

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos
  • Objetivos claros, decisivos e diretos;
  • Impacto motivacional;
  • Consistência e iniciativa;
  • Compatibilidade com o ambiente;
  • Horizonte de tempo;
  • Flexibilidade e liderança.

Um bom ambiente de trabalho contribui para o aumento de produtividade porque permite o planejamento da produção e o facilita a execução do mesmo, melhora a comunicação interna e as relações de trabalho, aumenta a confiança e alicerça o comprometimento de todos e a cooperação.

Enfim, no sentido mais amplo da palavra, todos têm a ganhar com um bom planejamento estratégico com visão em melhorar as condições do ambiente laboral.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Darcilene Júlio Moreira

Com mais de uma década de experiência em Avaliações e Perícias, Darcilene J. Moreira é Engenheira Civil, com pós em Engenharia de Produção e especializanda em Engenharia de Segurança do Trabalho, bem como, membro integrante do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Rio Grande do Sul (IBAPE - RS).<br><br>Serviços:<br><br> <br>Vistoria técnica para levantamento das características e das condições dos bens avaliandos, para estimativa da vida útil dos mesmos;<br><br>Pesquisa de mercado e utilização de ferramental matemático da estatística inferencial para elaboração de relatório de cálculos avaliatórios, que levam em consideração as características relevantes à formação de valor dos bens; <br><br>Avaliação de valor locatício de imóveis, considerando-se o mercado e as características relevantes à formação do valor;<br><br>Inventário de bens e avaliação do ativo imobilizado;<br><br>Laudos periciais diversos. - Ex: Laudo de Medidas e confrontações, Laudo de inspeção Predial, Laudo de vistoria, Laudo de avaliação, Pareceres técnicos, etc.<br><br>Estudo de viabilidade de empreendimentos;<br><br>Inspeção predial como medida de prevenção;<br><br>Estudos de tendência para estimativas futuras com base em ocorrências no passado (com obtenção de modelagem matemática com apoio da estatística inferencial). - Ex: Estudo estimativo do número de invasões (por ocupação humana) de grandes áreas, com base na curva de tendência, obtida através de dados observados através de imagens históricas de satélite; Estudo estimativo quantitativo da degradação ambiental futura, com base em dados históricos do passado;<br><br> Cálculos estatísticos - inferenciais;<br><br>Planta genérica de valores; <br><br>Consultoria ambiental; <br><br>Vistoria de imóveis para identificação e análise de fenômenos (fissuras, trincas, rachaduras, infiltrações, etc...) que podem provocar a redução da vida útil do imóvel e colocar em prejuízo a integridade física do bem e/ou pessoas;<br><br>Assistência técnica em processos judiciais nas áreas de avaliação e perícias de engenharia;<br><br>Demais trabalhos relativos à avaliações e perícias de engenharia.<br><br>Contato: 53 30353021 e 53 81460936.<br>[email protected]<br>Visite nossa página: darcilenejm.wix.com/pericias<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos