Distrato/Rescisão Contratual: Justiça condena PDG na restituição de 80% sobre os valores pagos em Contrato, à vista, como correção monetária e juros de 1%

24/02/2016 às 16:47
Leia nesta página:

Novo precedente oriundo do Foro Central de São Paulo determina a condenação de incorporadora na devolução imediata de grande parte dos valores pagos ao compromissário comprador de imóvel na planta, acrescidos de correção monetária retroativa e juros de 1%.

Um casal de adquirentes de sala comercial no empreendimento “Condomínio Fusion Home & Office”, em Santos, perante a incorporadora PDG, viu-se obrigado a procurar o Poder Judiciário para obter a rescisão do negócio e restituição de grande parte dos valores pagos, após obter resposta da incorporadora, ao solicitar o distrato amigável, de que seria devolvido apenas uma pequena parte dos valores pagos em contrato, parcelado em insuportáveis vinte e quatro parcelas mensais e sem qualquer correção monetária.

O casal efetivou a compra em 11 de março de 2012, após cerca de dois anos pagando as parcelas do contrato, perceberam que não teriam condições para continuar a aquisição, especialmente pelo aumento substancial da parcela de financiamento, ocasionado pelo INCC, decidindo procurar a incorporadora para solicitar o distrato do negócio em janeiro de 2015. Contudo, não se chegou a um acordo razoável para os compradores.

Incrédulos com o abuso de poder econômico demonstrado pela empresa, decidiram procurar o auxílio do Poder Judiciário.

O escritório MERCADANTE ADVOCACIA ingressou com uma Ação de Rescisão Contratual em fevereiro de 2015 perante o Foro Central de São Paulo, expondo a situação ao Juiz do caso e solicitando o desfazimento do negócio por ato dos adquirentes, bem como a condenação da incorporadora na restituição de grande parte dos valores pagos em Contrato.

O Juiz de Direito da 29ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo, Dr. Felipe Albertini Nani Viaro, em sentença datada de 14 de setembro de 2015, cerca de (apenas) 7 meses após o ajuizamento, JULGOU PARCIALMENTE PROCEDENTE a ação para rescindir o Contrato por ato dos compradores, amparado pela súmula nº 1 do Tribunal de Justiça de São Paulo, além de condenar a PDG na restituição à vista de 80% (oitenta por cento) sobre TODOS os valores pagos em Contrato, tudo acrescido de correção monetária sobre cada um dos pagamentos (ou seja, correção retroativa!) e juros de 1% ao mês.

O Juiz fundamentou sua decisão no sentido de que o comprador de imóvel na planta pode procurar a Justiça para solicitar a rescisão do contrato a qualquer tempo, sendo certo que a incorporadora deve restituir parte considerável dos valores pagos.

Nas palavras do magistrado:

“O litígio deve ser examinado à luz dos princípios e regras estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

A jurisprudência do E. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo é pacífica quanto à possibilidade de o compromissário comprador de imóvel pleitear a rescisão do negócio.

Não obstante, não havendo culpa da parte vendedora, deve ser ressalvado o direito da ré de reter para si de determinado percentual a título de perdas e danos, conforme autorizado no disposto no art. 53, do Código de Defesa do Consumidor.

O percentual de devolução a ser considerado deve variar de acordo com caso, se houve ou não mora de qualquer das partes, se houve ou não entrega e ocupação da unidade imobiliária, se as despesas (inclusive de publicidade) foram consideradas no preço ou cobradas diretamente.

No caso, observando-se que não houve prévia ocupação, segundo os parâmetros usados pela jurisprudência em casos semelhantes, reputa-se razoável a retenção de 20% dos valores pagos.

A devolução das quantias pagas em contrato de compromisso de compra e venda de imóvel, por sua vez, deve ser feita de uma só vez, não se sujeitando à forma de parcelamento prevista para a aquisição (Súmula nº 2/TJSP).

Os valores a serem devolvidos deverão sofrer a incidência de correção monetária, aplicada desde o recebimento de cada parcela pela parte vendedora. Os juros serão devidos desde a citação.”.

Ao final, o Juiz determinou o seguinte:

“Ante o exposto, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTE o pedido inicial para DECRETAR a rescisão do contrato firmado entre as partes; e CONDENAR a parte ré a restituir 80% dos valores pagos, em parcela única.

Os valores deverão sofrer a incidência de correção monetária, de acordo com a Tabela do E.TJSP, desde o(s) desembolso(s), e juros de mora, no patamar de 1% ao mês, desde a citação.

Pela sucumbência no principal, custas judiciais e despesas processuais pela parte ré.”.

Processo nº 1010900-94.2015.8.26.0100

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo e Mercadante Advocacia (especialista em Direito Imobiliário)

www.mercadanteadvocacia.com

Gostou do artigo? Veja a íntegra da decisão judicial em:

http://mercadanteadvocacia.com/decisao/rescisaodistrato-do-contrato-por-ato-do-comprador/

* O texto apresentado tem caráter meramente didático, informativo e ilustrativo, não representando consultoria ou parecer de qualquer espécie ou natureza do escritório Mercadante Advocacia. O tema comentado é público e os atos processuais praticados foram publicados na imprensa oficial.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ivan Mercadante Boscardin

OAB/SP 228.082Advogado especialista em Direito Imobiliário e Consumidor • São Paulo (SP). Advogado atuante há mais de dez anos no Estado de São Paulo Formado pela Universidade São Judas Tadeu Especialista em: Direito Civil com ênfase em Direito Empresarial (IASP) Direito Processual Civil (PUC SP) Direito Imobiliário e Registral (EPD) Arbitragem nacional e estrangeira (USA/UK) Autor do livro: Aspectos Gerais da Lei de Arbitragem no Brasil Idiomas: Português e Inglês. E-mail: [email protected]: www.mercadanteadvocacia.com - Telefones: 11-4123-0337 e 11-9.4190-3774 (cel. Vivo) - perfil também visualizado em: ivanmercadante.jusbrasil.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos