Revista Jus Navigandi
ISSN 1518-4862
Família multiespécie é juridicamente possível?
A estabilidade do direito natural nos diz que jamais um sistema jurídico poderá abrir mão do humano como pressuposto, de modo que tanto a opção pela identidade trans-espécie e a modalidade de família multiespécie, restam impossíveis de respaldo jurídico.
Execução fiscal de conselhos tem limite diferente da União
O Tema 1.184 do STF e a Resolução 547 do CNJ não se aplicam na execução fiscal pelos conselhos profissionais, que têm valor mínimo próprio para cobrar dívidas estabelecido na Lei 12.514/2011.
Regulação das bets: lições de Reino Unido, Malta e Portugal
Quais ensinamentos o Brasil pode extrair das leis de apostas do Reino Unido, Malta e Portugal? O artigo compara marcos legais para estruturar uma regulação eficaz e segura.
Novo sobrenome familiar sem juiz? Entenda como fazer
É possível trocar sobrenome como “Silva” por “Montenegro”? Sim, se houver vínculo familiar direto e documentação. A nova lei permite alteração extrajudicial em cartório.
Marcas em anúncios: responsabilidade das plataformas
O uso de marcas como palavras-chave em anúncios é concorrência desleal? O TJSP e o STF reforçam a responsabilidade solidária de plataformas digitais por omissão ou falha de bloqueio.
Domicílio Judicial Eletrônico: atualização de dados é dever
O Domicílio Judicial Eletrônico impõe o dever de manter dados atualizados. A nova norma viola o contraditório ou reforça a efetividade processual?
Artigo 19: remoção de postagens sem ordem judicial
O STF flexibilizou o art. 19 do Marco Civil da Internet e permite responsabilização de redes sociais sem exigência de ordem judicial em casos graves. Como evitar a censura e garantir liberdade de expressão online?
Luta de classes e justiça política no Ceará imperial
O estudo do assassinato de um patrão por um empregado em 1857 revela as tensões sociais no Cariri cearense. A decisão judicial foi influenciada por disputas políticas e pela estrutura da magistratura imperial.
Lei urbanística supera convenção de loteamento
Normas urbanísticas municipais podem prevalecer sobre restrições do uso do solo presentes em convenção de loteamento? Isso viola a função social da propriedade?